Internacional

Atividade manufatureira do Japão acelera em outubro

01 nov 2021, 9:30 - atualizado em 01 nov 2021, 9:30
Os fabricantes disseram que a falta de material e interrupções nas entregas continuaram afetando suas operações, resultando no salto mais acentuado dos preços dos insumos (Imagem: REUTERS)

A atividade fabril do Japão se expandiu no ritmo mais rápido em seis meses em outubro, sinal encorajador para a terceira maior economia do mundo, que enfrenta os desafios impostos pela persistente escassez global de matéria-prima e chips.

Os fabricantes disseram que a falta de material e interrupções nas entregas continuaram afetando suas operações, resultando no salto mais acentuado dos preços dos insumos em mais de 13 anos, mostrou uma pesquisa do setor privado.

O índice au Jibun Bank de gerentes de compras para o setor manufatureiro (PMI) do Japão subiu para 53,2 na leitura final, em uma base com ajuste sazonal, de 51,5 no mês anterior, expandindo pelo nono mês consecutivo.

O número, ligeiramente melhor do que a leitura preliminar de 53,0, foi ajudado por um retorno ao crescimento da produção e dos pedidos em geral, embora a taxa de expansão tenha sido modesta e os problemas de fornecimento tenham continuado como obstáculo.

“Os fabricantes continuaram a notar a preocupação em relação a interrupções significativas na cadeia de abastecimento que prejudicaram a produção e a demanda”, disse Usamah Bhatti, economista da IHS Markit, que compilou a pesquisa.

reuters@moneytimes.com.br