Quer saber o que comprar agora na Bolsa? Receba as melhores dicas do Brasil

Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Fast

Atividade industrial da China expande em novembro no ritmo mais forte em quase 3 anos, mostra PMI

02/12/2019 - 7:49
China Indústria Economia
O PMI oficial da China foi divulgado no sábado e também surpreendeu, voltando a crescer pela primeira vez em sete meses (Imagem: Reuters/Jason Lee)

A atividade industrial da China expandiu inesperadamente em novembro no ritmo mais rápido em quase três anos, com sólidos aumentos da produção e das novas encomendas, mostrou nesta segunda-feira a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) do Caixin/Markit.

Mas a confiança empresarial caiu e as empresas mostraram-se relutantes em reabastecer seus estoques, preocupadas com as incertezas para a demanda e a prolongada guerra comercial entre Estados Unidos e China.

O PMi do Caixin/Markit subiu a 51,8 em novembro de 51,7 no mês anterior, marcando a expansão mais rápida desde dezembro de 2016, quando ficou em 51,9.

A marca de 50 separa crescimento de contração. Economistas consultados pela Reuters esperavam queda a 51,4.

O PMI oficial da China divulgado no sábado também surpreendeu, voltando a crescer pela primeira vez em sete meses uma vez que a demanda doméstica acelerou em resposta a medidas de estímulos.

A pesquisa do Caixin mostrou que o total de novas encomendas e que a produção permaneceram em níveis fortes em novembro, embora ambos tenham desacelerado ligeiramente das máximas recordes vistas no mês anterior, quando cresceram no ritmo mais forte em mais de seis anos e em quase três anos, respectivamente.

O subíndice de novas encomendas para exportação ficou em 51, pouco abaixo de outubro, quando chegou ao maior patamar desde fevereiro de 2018.

Leia mais sobre: China, Indústria, Internacional, PMI, Reuters

Última atualização por Rafael Borges - 02/12/2019 - 7:49

Bolsonaro sanciona orçamento com fundo eleitoral de R$ 2 bilhões