Internacional

Atividade industrial da China desacelera para mínima de quase 30 anos, mostra PMI

31 out 2019, 8:46 - atualizado em 31 out 2019, 8:57
Bandeira da China
China desacelerou no terceiro trimestre para a mínima em quase 30 anos de 6,0% (Imagem: Reuters/David Gray)

A atividade industrial na China encolheu pelo sexto mês seguido em outubro e mais do que o esperado, enquanto a expansão do setor de serviços enfraqueceu em meio ao crescimento econômico mais fraco do país em quase 30 anos.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) para a indústria caiu a 49,3 em outubro, informou nesta quinta-feira a Agência Nacional de Estatísticas, contra 49,8 em setembro. A marca de 50 separa crescimento de contração

Economistas consultados pela Reuters esperavam que a leitura ficaria inalterada em relação a setembro.

Pressionada pela desaceleração da demanda doméstica, investimentos fracos e a guerra comercial com os Estados Unidos, o crescimento econômico da China desacelerou no terceiro trimestre para a mínima em quase 30 anos de 6,0%, levantando expectativas de que o governo adote mais medidas de suporte em breve.

As novas encomendas de exportação caíram pelo 17º mês consecutivo em outubro, com seu subíndice recuando a 47,0 de 48,2 no mês anterior.

Já o PMI oficial de serviços caiu a 52,8 em outubro de 53,7 em setembro, nível mais baixo desde fevereiro de 2016 mas ainda acima da marca de 50, de acordo com a pesquisa da Agência Nacional de Estatísticas.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar