BusinessTimes

Atividade fabril nos EUA desacelera em fevereiro, mas problemas de oferta elevam preços

19 fev 2021, 12:16 - atualizado em 19 fev 2021, 12:16
Os fabricantes de veículos automotores foram atingidos pela escassez de chips semicondutores, o que levou alguns a fechar temporariamente as plantas neste mês (Imagem: Reuters/Paul Vernon

A atividade fabril nos Estados Unidos desacelerou no início de fevereiro, provavelmente com uma escassez global de chips semicondutores afetando a produção nas fábricas de automóveis, enquanto os preços dos insumos e de produtos manufaturados dispararam, o que pode aumentar temores de forte aumento da inflação neste ano.

A empresa de dados IHS Markit informou nesta sexta-feira que seu PMI do setor manufatureiro dos EUA caiu para 58,5 na primeira metade deste mês, de uma leitura final de 59,2 em janeiro.

O clima extremo em grande parte dos Estados Unidos também foi citado como razão para a queda do índice.

O dado veio em linha com as projeções de economistas, com leitura acima de 50 indicando crescimento da manufatura, que responde por 11,9% da economia norte-americana.

O setor avançou à medida que a pandemia de Covid-19 deixou norte-americanos presos em casa, transferindo a demanda para bens domésticos em detrimento de serviços como viagens aéreas e hospedagem em hotéis.

Mas o coronavírus interrompeu o trabalho de fornecedores e fabricantes, levando à escassez de produtos essenciais para os processos de produção.

O dado veio em linha com as projeções de economistas, com leitura acima de 50 indicando crescimento da manufatura, que responde por 11,9% da economia norte-americana (Imagem: REUTERS/Stephen Lam)

Os fabricantes de veículos automotores foram atingidos pela escassez de chips semicondutores, o que levou alguns a fechar temporariamente as plantas neste mês.

A medida de preços pagos pelos fabricantes da pesquisa do IHS Markit atingiu seu nível mais alto desde abril de 2011.

Os fabricantes também estão repassando custos mais altos aos consumidores. O indicador da pesquisa para preços recebidos pelas fábricas alcançou o nível mais alto desde julho de 2008.

Enquanto a expansão da manufatura esfriou, a atividade na indústria de serviços ganhou impulso neste mês. A leitura preliminar da atividade do setor de serviços em fevereiro subiu para 58,9, de uma leitura final de 58,3 em janeiro.

A medida de preços pagos pelos fabricantes da pesquisa do IHS Markit atingiu seu nível mais alto desde abril de 2011 (Imagem: Facebook/IHS Markit)

O número mais alto desde março de 2015 veio com a queda das novas infecções e taxas de hospitalização por Covid-19, permitindo às autoridades reverter algumas restrições sobre restaurantes e outras empresas voltadas para o consumidor.

O setor de serviços, que responde por mais de dois terços da atividade econômica dos EUA, foi o que mais sofreu com a pandemia.

A melhora das condições no setor de serviços ajudou a apoiar a atividade empresarial geral neste mês.

O índice PMI composto, que acompanha os setores de manufatura e serviços, subiu para 58,8 no dado preliminar deste mês, ante leitura final de 58,7 em janeiro.