Atividade empresarial nos EUA acelera em fevereiro, mostra PMI
O crescimento da atividade empresarial nos Estados Unidos acelerou em fevereiro, com a redução do surto de infecções por Covid-19, mas preços mais elevados de insumos continuaram pesando em meio a restrições de oferta.
A IHS Markit informou nesta terça-feira que seu Índice de Gerentes de Compra (PMI, na sigla em inglês) Composto preliminar subiu a uma leitura de 56,0 neste mês, de 51,1 em janeiro, atribuindo o ganho ao “retorno de funcionários de licenças de saúde, aumento de viagens e maior disponibilidade de matérias-primas”.
Leitura acima de 50 indica crescimento.
O subíndice composto para encomendas avançou a 57,5, de 55,2 em janeiro, com clientes fazendo compras adicionais para evitar futuros aumentos de preços.
A aceleração da atividade neste mês foi generalizada, com o PMI preliminar de serviços subindo a uma leitura de 56,7, ante 51,2 em janeiro e expectativa em pesquisa da Reuters de 53,0.
A atividade também acelerou no setor industrial, com forte crescimento das encomendas e aumento do emprego. O PMI preliminar do setor foi a 57,5 em fevereiro, de 55,5 no mês anterior e expectativa de 56,0.