PMI

Atividade empresarial da Zona do Euro cresce mais do que o esperado em março

24 mar 2022, 7:55 - atualizado em 24 mar 2022, 7:55
Varejo Zona do Euro
O PMI Composto preliminar da S&P Global caiu a 54,5 em março de 55,5 em fevereiro (Imagem: REUTERS/Guglielmo Mangiapane)

A atividade empresarial da zona do euro tem sido mais forte do que o esperado neste mês, mostrou nesta quinta-feira a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês), embora os preços também tenham subido a um ritmo recorde.

O PMI Composto preliminar da S&P Global caiu a 54,5 em março de 55,5 em fevereiro, embora confortavelmente acima da expectativa de 53,9 em pesquisa da Reuters. Leitura acima de 50 indica crescimento.

“Os dados da pesquisa destacam como a guerra RússiaUcrânia está tendo um impacto imediato e material sobre a economia da zona do euro, e destaca o risco de a zona do euro cair em declínio no segundo trimestre”, disse Chris Williamson, economista-chefe da S&P Global.

“A guerra agravou as pressões de preços existentes relacionadas à pandemia e as restrições da cadeia de oferta.”

Tanto o índice composto de preços de insumos quanto de produção ficaram no nível mais alto na história da pesquisa.

O índice de preços de produção saltou a 65,7 de 62,3, sugerindo que a inflação, já em um recorde de 5,8% em fevereiro, ainda tem espaço para subir. O objetivo do BCE é de alta de preços de 2%.

O PMI do setor de serviços do bloco caiu a 54,8 este mês de 55,5, contra expectativa de 54,2. Já o PMI de indústria recuou a 57,0 de 58,2, mas acima da projeção de 56,0.