Internacional

Atividade econômica dos EUA ficou quase estável nas últimas semanas, diz Fed

23 out 2024, 16:58 - atualizado em 23 out 2024, 16:58
jerome-powell-federal-reserve-fed-fomc-juros
(Imagem: Kevin Dietsch/Pool via Reuters/File Photo)

A atividade econômica dos Estados Unidos ficou quase estável de setembro até o início de outubro, enquanto empresas observaram um aumento nas contratações, dando continuidade às tendências recentes que reforçaram a expectativa de que o Federal Reserve optará por uma redução menor dos juros em novembro, de 25 pontos-base.

A última verificação do Fed sobre a saúde da economia também mostrou que as pressões inflacionárias continuaram a se moderar.

  • Quais são as top “Money Picks” para este mês? O Money Times ouviu analistas de toda a Faria Lima para descobrir; veja aqui o resultado 

A economia e a inflação em particular continuam sendo uma questão fundamental entre os eleitores antes da eleição presidencial de 5 de novembro nos EUA.

“De modo geral, a atividade econômica ficou quase estável em quase todos os distritos desde o início de setembro, embora dois distritos tenham relatado um crescimento modesto”, disse o Fed nesta quarta-feira, na pesquisa conhecida como “Livro Bege”.

O levantamento foi realizado a partir de contatos comerciais de cada um de seus 12 bancos regionais do Fed até 11 de outubro.

“Apesar da elevada incerteza, os contatos estavam um pouco mais otimistas em relação às perspectivas de longo prazo.”

No mês passado, o Fed iniciou um ciclo de flexibilização, com um corte de 0,50 ponto percentual em sua taxa de juros, para a faixa de 4,75% a 5,00%. O movimento ocorreu em meio a preocupações com o mercado de trabalho. O Fed havia aumentado os juros em 525 pontos-base em 2022 e 2023 para conter a inflação alta.

Uma série de dados econômicos mais fortes do que o esperado sobre gastos do consumidor, ganhos de emprego e inflação desde então fez com que investidores reduzissem as apostas sobre o ritmo e a extensão dos cortes nos juros.

Em setembro, a criação de vagas de empregos nos EUA aumentou mais do que em seis meses, a taxa de desemprego caiu para 4,1% e as vendas no varejo subiram de forma sólida.

A economia resiliente tem sido sustentada pelo crescimento firme da renda e pela ampla poupança das famílias. Embora a dinâmica do mercado de trabalho tenha se desacelerado, o nível de demissões em massa permanece historicamente baixo, apoiando ganhos salariais.

Atualmente, investidores esperam que o Fed corte a taxa básica em 0,25 ponto percentual em sua reunião de política monetária de 6 e 7 de novembro, com outra redução do mesmo tamanho em dezembro.

O Fed, que tem como objetivo manter a economia funcionando e o desemprego baixo, ao mesmo tempo em que reconduz a inflação para a meta de 2%, ainda está atento às pressões sobre os preços.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar