Economia

Atividade de serviços no Brasil segue em ritmo lento, aponta PMI

05 out 2022, 11:15 - atualizado em 05 out 2022, 11:15
Serviços
O indicador de serviços teve uma taxa de expansão adicional, porém mais lenta.  (Imagem: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil)

O índice de serviços dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do Brasil caiu a 51,9 em setembro, de 53,9 em agosto, de acordo com a leitura divulgada nesta quarta-feira (5) pelo S&P Global.

Os dados mostram que, embora o crescimento do setor de serviços tenha se mantido em setembro, os fundamentos da economia continuaram com tendência de queda. A demanda melhorou no menor grau desde o início do ano, pesando sobre o crescimento da atividade e do emprego.

O indicador teve uma taxa de expansão adicional, porém mais lenta. Esta foi a mais fraca na atual sequência de 16 meses de crescimento.

“O setor de serviços conseguiu manter a cabeça acima da água em setembro, apesar de outra desaceleração nas taxas de crescimento”, afirma Pollyanna De Lima, diretora associada de economia da S&P Global Market Intelligence.

O relatório destaca que as empresas monitoradas indicaram que o crescimento geral das vendas diminuiu devido à incerteza sobre as eleições e a queda no poder de compra das famílias.

Já a taxa de criação de empregos foi sólida, mas a mais fraca em oito meses. As demissões e as vendas instáveis supostamente foram o que impediram a atividade de contratação.

Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!