Atividade da indústria da China cai em contração em novembro, mostra PMI do Caixin
A atividade industrial da China voltou a contrair em novembro uma vez que a demanda fraca, a redução do emprego e os preços elevados pesaram sobre o setor, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) do Caixin/Markit.
O índice caiu a 49,9 em novembro de 50,6 no mês anterior, contra expectativa de analistas de 50,5 em pesquisa da Reuters. A marca de 50 separa crescimento de contração.
Analistas preveem que a desaceleração no Produto Interno Bruto vista no terceiro trimestre continuará no quarto, com expectativa de que a demanda permaneça fraca dada a prolongada pandemia da Covid-19.
O resultado da pesquisa privada, que foca mais em pequenas empresas em regiões costeiras, contrastou com o índice oficial divulgado na terça-feira, já que este mostrou que a atividade industrial cresceu pela primeira vez em três meses.
“A oferta no setor industrial se recuperou, enquanto a demanda enfraqueceu. A redução dos problemas no lado da oferta, especialmente da crise de energia, acelerou o ritmo da recuperação da produção”, disse Wang Zhe, economista sênior do Caixin Insight Group.
“Mas a demanda ficou relativamente fraca, suprimida pela epidemia de Covid-19 e aumento dos preços dos produtos.”
A produção expandiu em novembro pela primeira vez em quatro meses, enquanto as novas encomendas caíram em contração, mostrou a pesquisa do Caixin. As perdas de emprego também se aprofundaram.