BusinessTimes

Ativa deixa Banco do Brasil (BBAS3) e Magazine Luiza (MGLU3) de lado em carteira para novembro; entenda os motivos

05 nov 2022, 9:00 - atualizado em 05 nov 2022, 8:10
Banco do Brasil
No caso do Banco do Brasil, embora reconheça que a estatal esteja em um bom momento e conta com sólidos fundamentos, a Ativa optou por excluir a ação após os resultados das eleições presidenciais (Imagem: Agência Brasil)

A Ativa Investimentos realizou uma série de movimentações em sua carteira recomendada mensal. Dentre as mudanças para novembro, duas envolvem Banco do Brasil (BBAS3) e Magazine Luiza (MGLU3).

A corretora retirou ambos os papéis do portfólio. No caso do Banco do Brasil, embora reconheça que a estatal esteja em um bom momento e conta com sólidos fundamentos, a Ativa optou por excluir a ação após os resultados das eleições presidenciais.

Com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) eleito para seu terceiro mandato como presidente da República, a Ativa passou a considerar riscos relevantes para o banco.

“Acreditamos que a vontade política por parte do novo governo em alterar as diretrizes da companhia trazem riscos suficientemente grandes a governança para nos afastar das ações do banco, mesmo com o valuation atrativo”, explica.

Em relação à saída de Magazine Luiza, a exclusão acontece após o papel apresentar desempenho positivo ao longo dos últimos meses.

“Capturamos uma boa rentabilidade enquanto o papel figurou em nosso portfolio e, agora, estamos preferindo nos expor a outras histórias, com menor ciclicidade e maior potencial de retorno”, diz a corretora.

Para equilibrar a saída dessas duas ações da carteira, a Ativa incluiu Raia Drogasil (RADL3) e Arezzo (ARZZ3).

Outra movimentação no portfólio é a redução de peso de Petrobras (PETR4), também devido às eleições. A Ativa levanta a possibilidade de “uma série de mudanças que podem comprometer a nossa atual tese de investimentos para a companhia”, principalmente na capacidade de geração operacional e distribuição de dividendos.

“Podendo em breve observar alterações em seu conselho e CEO, vemos ainda a companhia retomando investimentos em áreas onde não possui as vantagens comparativas que dispõe em Exploração & Produção, como no refino e no setor de geração de energia renovável”, acrescenta.

Confira a carteira recomendada de ações atualizada para novembro:

Empresa Ticker Peso
Itaú ITUB4 12,50%
Vale VALE3 7,50%
Petrobras PETR4 7,50%
Totvs TOTS3 7,50%
Localiza RENT3 7,50%
B3 B3SA3 7,50%
Eletrobras ELET3 7,50%
Multiplan MULT3 7,50%
PRIO PRIO3 5%
Raia Drogasil RADL3 5%
Arezzo ARZZ3 5%
Soma SOMA3 5%
Assaí ASAI3 5%
Hapvida HAPV3 5%
Rede D’Or RDOR3 5%

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Disclaimer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.