Comprar ou vender?

Até onde vai o Ibovespa em 2021? Índice pode fechar o ano em 142 mil pontos

01 jun 2021, 7:42 - atualizado em 01 jun 2021, 7:42
B3 B3SA3 mercados ações Ibovespa
A Bolsa ainda está barata? Depende para onde se olha (Imagem: Flickr/ Rafael Matsunaga)

Ainda existe espaço para a alta do Ibovespa (IBOV) em 2021? Foi com tal questionamento que o Inter Research abriu seu relatório de projeção para o ano, e a resposta acaba por ser muito positiva.

De acordo com o relatório, ao qual o Money Times teve acesso, os estrategistas da casa de análises veem a Bolsa brasileira ainda muito barata (mas dependendo para onde você está olhando).

“Como esperado, o setor de commodities desponta como a maior contribuição positiva no índice desde o início do ano, com evolução de quase 19% até 27 de maio, especialmente devido ao peso dessas empresas no Ibovespa”, comenta o time de research.

Entretanto, se excluído o desempenho das commodities, segundo os analistas efetuando a devida ponderação, a evolução do Ibovespa teria sido de 2,4% — bem abaixo das bolsas de valores lá fora.

“Ao observarmos os lucros estimados para 2021 das ações que compõe o Ibovespa, o múltiplo preço sobre lucro fica em 18,5x, abaixo dos 20x que estamos observando hoje. Logo, existe um retorno potencial de 8% para 2021, também otimista”, avalia o Inter Research.

Com base em estimativas e preços-alvos para as empresas dentro do seu universo de cobertura, o Inter Research chega a um target (alvo) para o Ibovespa no final deste ano em 142 mil pontos.

Repórter
Repórter de renda fixa do Money Times e Editor de agronegócio do Agro Times desde 2019. Antes foi Apurador de notícias e Pauteiro na Rede TV! Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e em English for Journalism pela University of Pennsylvania. Motivado por novos desafios e notícias que gerem valor para todos.
lucas.simoes@moneytimes.com.br
Repórter de renda fixa do Money Times e Editor de agronegócio do Agro Times desde 2019. Antes foi Apurador de notícias e Pauteiro na Rede TV! Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e em English for Journalism pela University of Pennsylvania. Motivado por novos desafios e notícias que gerem valor para todos.