Resultados

Até logo, Barbie: Mattel não sentiu ‘onda rosa’ no 2T23

27 jul 2023, 17:54 - atualizado em 27 jul 2023, 17:54
Mattel Barbie
Febre envolvendo o filme Barbie não mexeu os ponteiros do balanço da Mattel no segundo trimestre. (Imagem: Reuters/Daniel Becerril)

Com a “Barbie mania” tomando conta das salas de cinema, todos os olhos se voltaram para o balanço trimestral da Mattel (MAT) para conferir se o sucesso de bilheteria e marketing se materializaria em expansão da margem da empresa.

A propósito, a expectativa por um ‘efeito Barbie’ nos números da companhia apoiou um rali de quase 15% das ações da Mattel nos últimos 30 dias. Mas realidade não foi tão cor de rosa assim. Ao menos ainda.

Nos números divulgados ontem, a tradicional fabricante de brinquedos reportou um lucro ajustado de US$ 0,10 por ação, uma queda de 44% em relação ao registrado no ano passado. Já a receita de US$ 1.09 bilhão representou redução de 12% com relação ao mesmo período do ano passado.

A queda da receita geral da Mattel foi acompanhada, curiosamente, de uma retração de 6% da receita com vendas da Barbie. No total, foram US$ 282.7 milhões no trimestre.

Apesar da desaceleração, considera típica para este período do ano no setor de brinquedos, os números foram suficientes para bater as expectativas dos analistas de Wall Street. A Mattel (MAT) fechou o pregão desta quinta-feira com uma queda marginal de 0,38%.

  • Federal Reserve retoma aperto monetário nos EUA: Como ficam os investimentos estrangeiros na B3? Entenda se o Ibovespa será prejudicado pela decisão com o analista-chefe João Piccioni clicando aqui. Aproveite e inscreva-se no nosso canal e fique ligado no Giro do Mercado, de segunda a sexta, às 12h.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Efeito Barbie fica para depois

Segundo analistas do mercado, o impacto real de Barbie será melhor mensurado nos resultados do terceiro trimestre do ano.

Como o filme estreou em julho, a receita com bilheteria não tem impacto em números anteriores. A Mattel também deve ter um melhor entendimento do quanto faturou com a concessão de direitos de nome a empresas parceiras quando os contratos expirarem.

Em Wall Street, estima-se que o filme Barbie gere uma receita bruta de até US$ 550 milhões, dos quais US$ 100 milhões iriam diretamente para a empresa.

Eufóricos com um segundo semestre ‘mágico’, a Mattel reiterou um guidance otimista para o fim de 2023: a fabricante de brinquedos buscará uma margem de 47% no final de dezembro, contra 45.2% registrados em 2022.