O Melhor do Seu Dinheiro

Até agora, tudo bem: Agenda da semana, Americanas e o plano de recuperação, mudanças na Natura e outras notícias

27 mar 2023, 8:10 - atualizado em 27 mar 2023, 8:11
Nenhum novo banco fechou as portas, adiou balanços ou teve mais problemas durante o final de semana.

A semana começa com a crise bancária nos Estados Unidos e na Europa como pano de fundo das bolsas internacionais.

Nenhum novo banco fechou as portas, adiou balanços ou teve mais problemas durante o final de semana, o que já dá certo alívio para o pregão de hoje.

As bolsas no exterior começam a segunda-feira (27) em alta antes dos dados da semana.

Mas, como dizem, as primeiras coisas primeiro. Os investidores locais acompanham a publicação do Boletim Focus hoje, mas de olho na divulgação da ata do Copom, marcada para a próxima terça-feira (28).

O documento trará a visão do Banco Central sobre o futuro dos juros brasileiros após a prévia da inflação vir levemente acima do esperado na última sexta-feira (24).

O cabo de guerra pela política monetária entre o governo federal e a autoridade monetária tem chances de ganhar novos capítulos com a publicação da ata.

Isso porque o BC destacou, em seu último comunicado após a decisão de juros, que a ausência de um arcabouço fiscal é um dos motivos que gera incerteza e exige manter as taxas elevadas.

A divulgação da nova âncora que substituirá o teto de gastos estava marcada para a volta do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva da China, mas a viagem teve de ser adiada devido a um problema de saúde do chefe de Estado brasileiro e não tem nova data para acontecer.

De volta ao cenário internacional, na quarta-feira (29) também ocorre a reunião do Banco Central Europeu (BCE) — desta vez para decidir não sobre os juros, mas sobre o futuro da crise bancária que assola a região da Zona do Euro.

Por fim, na quinta-feira (30) serão conhecidos os dados do PIB do último trimestre de 2022 dos Estados Unidos.

O encolhimento da atividade econômica por lá pode fazer com que o Federal Reserve (Fed, o Banco Central americano) reveja sua política de juros na próxima reunião.

E na sexta-feira (31), último dia do mês e da semana, serão publicados os números do índice de preços ao consumidor (PCE, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, o indicador preferido do Fed para balizar a decisão de juros.

Não deixe de conferir o nosso ao vivo de mercados com todas as informações necessárias que mexem com as bolsas, o Ibovespa e o dólar.

Este artigo foi publicado primeiramente no “Seu Dinheiro na sua manhã”. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

O que você precisa saber hoje

REPORTAGEM ESPECIAL
Lemann ‘mais dono’ e fim do ‘sonho grande’ do e-commerce: o futuro da Americanas (AMER3) com o plano de recuperação. A capitalização de Jorge Paulo Lemann e seus sócios na empresa pode levar a uma mudança significativa da estrutura da companhia.

BUSCA DA VIRADA
Em tentativa de espantar a má fase, Natura (NTCO3) propõe mudanças para simplificar a gestão. A empresa vai consultar acionistas sobre diminuição de conselho, reestruturação nas diretorias e remuneração de executivos.

A GUERRA DE PUTIN
Ucrânia exige reunião emergencial na ONU após acordo sobre armas nucleares russas. Os EUA disseram que iriam “monitorar as implicações” do anúncio de Putin mas que, até agora, não viram “nenhuma indicação de que a Rússia está se preparando para usar uma arma nuclear”.

IR 2023
Saiba como declarar compra, venda, doação e propriedade de imóveis no imposto de renda. A posse de imóveis ou a obtenção de lucro com a venda de um imóvel em 2023 pode obrigar o contribuinte a declarar. Porém, qualquer contribuinte que entregar a declaração deve informar a posse ou transações feitas com bens imóveis.

RISCO VS RETORNO
Vale a pena comprar imóvel na planta como investimento? Fizemos as contas para você. O fato de ainda estar em construção traz vantagens para esse tipo de empreendimento, mas a condição também torna o investimento mais arriscado.

AUTOMÓVEIS
A invasão dos carros chineses: Entenda como a Caoa fez a Chery decolar no Brasil. Aos poucos, marcas como Caoa Chery, BYD e GWM ganham o mercado e a confiança dos consumidores, com carros eletrificados, design moderno e tecnologia.

Um forte abraço e boa semana!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
seudinheiro@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar