Mercados

Atas do BCE: Mercado acredita em fim das compras de ativos até o final de 2018

24 maio 2018, 13:57 - atualizado em 24 maio 2018, 13:57

Por Investing.com – Atas da reunião de política monetária do Banco Central Europeu, divulgadas nesta quinta-feira (24), revelaram que os decisores da instituição estavam confiantes de que a inflação irá retornar à meta de 2% no médio prazo, ao mesmo tempo em que reconheceram que os mercados esperam que o programa de compra de ativos seja concluído até o final deste ano.

No mês passado, o BCE deixou a taxa de juro das operações principais de refinanciamento e as taxas de juro de empréstimos marginais e de facilidade de depósito inalteradas em 0,00%, 0,25% e -0.40%, respetivamente.

A instituição também confirmou que seu programa de compra de ativos permaneceria em 30 bilhões de euros (US$ 35,2 bilhões) por mês até o final de setembro ou além disso, se necessário.

Na reunião, Mario Draghi, presidente do BCE, reconheceu a desaceleração da economia da zona do euro, referindo-se a isso como uma “moderação”. No entanto, Draghi responsabilizou fatores temporários como um inverno rigoroso, greves e a data da Páscoa mais cedo do que de costume, em março, e não abril.

As atas reconhecem que houve “alguma moderação na atividade, mas ela permaneceu até agora consistente com uma expansão sólida e abrangente da economia da área do euro”.

“A força subjacente da economia da área do euro continuou a sustentar a confiança do Conselho Executivo de que a inflação convergiria gradualmente para o seu objetivo de inflação abaixo, porém perto, de 2% no médio prazo”, afirmaram as atas.

No entanto, o índice da atividade dos gestores de compras (PMI, na sigla em inglês)do IHS Markit, divulgado na quarta-feira, mostrou que a atividade empresarial na região caiu para a mínima de 18 meses em maio, enfraquecendo as perspectivas do BCE para a remoção de acomodação de política.

As atas mostraram que os membros “concordaram amplamente” que as condições financeiras continuavam a ser “muito acomodatícias em geral”, apesar do aumento da incerteza e da volatilidade em alguns mercados.

“Foi feita uma observação de que a pesquisa e as expectativas dos analistas em relação às compras líquidas do programa de compra de ativos permaneceram inalteradas, com os participantes do mercado continuando a esperar a conclusão das compras líquidas no final de 2018”, observou o BCE.

No geral, as atas estavam em grande parte de acordo com a mensagem de Draghi na entrevista coletiva de 26 de abril e pouco movimento foi visto nos mercados cambiais após a divulgação.

Às 08h42, o par EUR/USD era negociado a 1,1711 ante 1,1715 antes do anúncio, enquanto o par EUR/GBP era cotado a 0,8745 frente a 0,8744 mais cedo.

A próxima reunião de política monetária será realizada em 14 de junho.

Leia mais sobre:
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.