Nomad, Avenue e Wise se pronunciam sobre ataque hacker a contas de banco; entenda
Um ataque cibernético realizado pela LockBit, grupo especialista em ataques de ransomware, tornou públicas informações pessoais que eram mantidas pelo banco norte-americano Evolve Bank & Trust. Empresas como Nomad, Avenue e Wise possuíam negócios com o banco e se pronunciaram.
A investida da LockBit afetou mais de 150 mil contas ligadas ao banco, vazando informações que, juntas, são equivalentes a 2,8 bilhões de páginas de texto, após o banco não ter pago pelo resgate exigido no dia 26 de junho.
As informações vazadas dizem respeito aos nomes, números de seguro social (espécie de CPF dos Estados Unidos), números de contas bancárias e informações de contato, além de dados pessoais de funcionários do banco.
Empresas se pronunciam acerca de vazamento
A fintech Nomad, que oferece a possibilidade de realizar investimentos no mercado americano por brasileiros, afirma que encerrou a parceria com o Evolve Bank & Trust em 2023 e lamenta o ataque cibernético. A empresa reitera que as contas estão seguras e podem continuar sendo utilizadas normalmente.
“Nosso time de especialistas está acompanhando este incidente com a máxima prioridade”, afirma.
A Wise afirma que, para fornecer aos clientes detalhes da conta em dólares americanos, precisou compartilhar algumas informações com a Evolve, como nome, endereço, data de nascimento, detalhes de contato ou SSN (social security number)/outro número de documento de identidade e, potencialmente, informações de transações.
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“A Evolve ainda não nos confirmou quais dados foram impactados. Continuamos nossa investigação sobre esta situação e estamos trabalhando com a Evolve para estabelecer isso”, afirma a empresa, reiterando o comprometimento com segurança e proteção de dados de clientes.
Já a Avenue, que possuia parceria com a Evolve através do Avenue Cash, serviço para que clientes possam abrir contas de depósitos nos EUA, pontua que, até o momento, não encontrou nenhum risco relevante para clientes e que, caso seja necessária alguma ação de alteração cadastral, comunicará os clientes de imediato.
A empresa finaliza afirmando que “o ambiente afetado pelo evento é de propriedade do Evolve Bank e é totalmente apartado da infraestrutura da Avenue. Portanto, nossos serviços bancários, de investimentos, nossa plataforma e suas credenciais de acesso estão íntegras e seguras, podendo continuar sendo utilizadas normalmente”.