Ataque cibernético fecha operação de carnes da JBS na Austrália
A companhia de alimentos JBS (JBSS3) foi alvo, no último domingo, de um ataque cibernético organizado que afetou servidores que dão suporte a seus sistemas de TI na América do Norte e na Austrália, informou a companhia nesta segunda-feira, admitindo a possibilidade de atrasos em algumas transações devido ao incidente.
Segundo comunicado publicado pela JBS, foram tomadas ações imediatas após o ataque, com a suspensão de todos os sistemas afetados, a notificação de autoridades e a ativação da rede global de profissionais de TI da companhia, além de especialistas externos, para resolução do problema.
A empresa disse que seus servidores de “backup” não foram afetados pelo incidente, acrescentando que trabalha para restaurar os sistemas o mais rápido possível.
“No momento, a JBS não tem qualquer evidência de que quaisquer dados de clientes, fornecedores ou funcionários tenham sido comprometidos ou mal utilizados como resultado da situação”, afirmou a processadora de alimentos.
“A resolução do incidente levará tempo, o que pode atrasar certas transações com clientes e fornecedores.”
Mais cedo, o CEO da JBS Austrália, Brent Eastwood, havia afirmado em entrevista ao portal Beefcentral que as operações da companhia no país foram interrompidas pelo ataque, mas não soube detalhar o tempo de paralisação.