Ata: Fed mantém juros e não propõe data para cortes prometidos
Em ata divulgada às 16hs da quarta-feira (03), os participantes do Federal Reserve (Fed) presentes na reunião de dezembro do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) concordaram em manter a taxa de juros dos Estados Unidos (EUA) no intervalo entre 5,25% e 5%.
A decisão de manter as taxas de juros foi feita para conter e manter a inflação em 2%. Isso faz com que seja possível afirmar que os juros nos Estados Unidos provavelmente estão em seu pico ou perto dele
- OS MELHORES FUNDOS IMOBILIÁRIOS PARA INVESTIR EM JANEIRO: Analista Caio Araujo revela suas recomendações para começar 2024 em busca de bons retornos. Confira no Giro do Mercado:
De acordo com o documento, “indicadores recentes sugerem que o crescimento da atividade econômica abrandou face ao ritmo forte registrado no terceiro trimestre. Os ganhos de emprego moderaram-se desde o início do ano, mas permanecem fortes, e a taxa de desemprego permaneceu baixa. A inflação diminuiu ao longo do ano passado, mas permanece elevada”.
Sobre o desemprego no país, os participantes assinaram que as taxas mudaram pouco e estacionaram em 3.7% no mês de novembro.
Além disso, a inflação medida pelo PCE (Personal Consumption Expenditures Price Index ou Índice de Preços de Gastos com Consumo Pessoal) está em níveis baixos.
Antes da reunião, as bolsas europeias também estavam nervosas com o resultado da divulgação, encerrando em queda de 1%. Isso ocorre por conta da expectativa de um desempenho fraco para as economias do continente em 2024.
Há uma projeção realizada pelo Fed de três cortes nas taxas de juros ao longo de 2024, que ainda permanecem sem data.