Copom

Ata do Copom: Comitê é unânime com cortes de 0,50 pp para próximas reuniões

06 fev 2024, 8:58 - atualizado em 06 fev 2024, 8:58
banco central ata copom
O Comitê de Política Monetária ainda afirma que a meta fiscal já estabelecida deve ser perseguida para que se possa pensar em novos cortes. (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Banco Central divulgou nesta terça-feira (6) a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), realizada nos dias 30 e 31 de janeiro.

Na ocasião, o Copom reduziu a Selic em 0,50 ponto percentual (p.p.), levando a taxa básica de juros para 11,25% ao ano. A decisão não pegou o mercado de surpresa, uma vez que os diretores do BC já haviam dado pistas sobre a decisão em atas anteriores.

E para próximo encontro, não será diferente. O texto afirma que, para “próximas reuniões”, uma redução de mesma magnitude ainda é apropriada para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário. O plural pode ser entendido, segundo já apontado por Roberto Campos Neto, como duas reuniões à frente.

Sobre o ciclo total de flexibilização, o Comitê enfatiza que a magnitude dependerá da evolução da dinâmica inflacionária. “O Comitê percebe a necessidade de se manter uma política monetária ainda contracionista pelo horizonte relevante para que se consolide a convergência da inflação para a meta e a ancoragem das expectativas”, apontou o documento.

O Comitê ainda reforçou a necessidade de buscar a execução das metas fiscais já estabelecidas para a ancoragem da expectativa de inflação e, consequentemente, para a condução da política monetária.

No cenário externo, o Comitê avalia que o ambiente segue volátil e marcado pelo debate sobre o início da flexibilização da política monetária nas principais economias e por sinais de queda de núcleos de inflação, que ainda permanecem em níveis elevados em diversos países.

A ata deixa claro que “não há relação mecânica entre a condução da política monetária norte-americana e a determinação da taxa básica de juros doméstica e que, como usual, o Comitê focará nos mecanismos de transmissão da conjuntura externa sobre a dinâmica inflacionária interna”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veja a ata do Copom na íntegra

Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.
juliana.caveiro@moneytimes.com.br
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.