Saúde

AstraZeneca suspende testes da vacina contra Covid-19 por receio com segurança, diz Stat News

08 set 2020, 19:17 - atualizado em 10 nov 2020, 17:09
AstraZeneca
Processo de revisão padrão desencadeou uma pausa na vacinação para permitir a revisão dos dados de segurança (Imagem: REUTERS/Stefan Wermuth)

A AstraZeneca suspendeu os testes de estágio final de sua aguardada candidata a vacina contra Covid-19 após uma suspeita de reação adversa séria em um participante do estudo, afirmou o site de notícias de saúde Stat News nesta terça-feira.

O site citou um porta-voz da AstraZeneca afirmando em um comunicado que o “processo de revisão padrão desencadeou uma pausa na vacinação para permitir a revisão dos dados de segurança”.

O estudo testa uma potencial vacina contra a Covid-19 que é desenvolvida pela AstraZeneca em parceria com pesquisadores da Universidade de Oxford em locais como Estados Unidos, Brasil e Reino Unido, onde o evento adverso foi reportado.

A natureza da questão de segurança e quando ela aconteceu ainda não são conhecidas, embora seja esperado que o participante do estudo se recupere, de acordo o Stat News.

A reportagem diz que a suspensão do teste tinha um impacto em outros testes de vacina da AstraZeneca assim como em estudos clínicos que são conduzidos por outras fabricantes de vacinas.

Nove importantes desenvolvedores de vacinas dos Estados Unidos e da Europa prometeram nesta terça-feira manter os padrões de segurança e eficácia para suas vacinas experimentais apesar da urgência para conter a pandemia do coronavírus.

As empresas, incluindo a AstraZeneca, a Pfizer Inc e a GlaxoSmithKline, emitiram o que chamaram de um “compromisso histórico” após o aumento de preocupações de que os padrões de segurança possam ser deixados de lado diante da pressão política para que uma vacina seja aprovada.

As empresas disseram que iriam “manter a integridade do processo científico enquanto trabalham em direção a potenciais conclusões e aprovações globais regulatórias para as primeiras vacinas contra a Covid-19”.

As outras signatárias foram a Johnson & Johnson, a Merck & Co, a Moderna Inc, a Novavax Inc, a Sanofi e a BioNTech.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar