Associated Press usará tecnologia cripto da Everipedia para acompanhar eleição dos EUA
A agência de notícias Associated Press (AP) firmou uma parceria com Everipedia, startup blockchain criada na rede EOS, para publicar dados nacionais e estaduais sobre a corrida presidencial dos EUA em novembro.
No dia das eleições, esses dados serão fundamentais para a AP, que coleta dados de votação de eleições americanas desde 1848.
Funcionários da AP em cada estado se baseiam em números de votação, dados históricos e informação sobre dados demográficos para declarar um vencedor sem necessariamente esperar que todos os votos sejam contados.
Este ano, AP publicará esses dados na enciclopédia Everipedia, criada no blockchain EOS.
A missão da Everipedia é integrar dados e conhecimento do mundo real ao blockchain, ajudando a verificar fatos na era da desinformação, além de desbloquear uma nova classe de casos de uso nos mercados financeiros.
Segundo Dwayne Desaulniers, diretor empresarial, de investimentos sustentáveis (ESG) e licenciamento de dados, publicar dados na Everipedia fornecerá uma camada extra de verificação, além de ajudar a distribuir informações coletadas de 7 mil corridas eleitorais no dia 3 de novembro.
Essa é a primeira vez que dados eleitorais da AP serão publicados no blockchain, mas a empresa já havia testado a tecnologia antes. Em 2018, havia firmado uma parceria com a finada startup de jornalismo em blockchain Civil para um projeto focado no licenciamento de artigos.