Associação Libra nomeia diretor jurídico do HSBC como novo CEO
Stuart Levey, atual diretor jurídico do HSBC, foi nomeado como diretor executivo (CEO) da Associação Libra.
A decisão foi anunciada nesta quarta-feira em um comunicado de imprensa, menos de um mês após o anúncio da reformulação de sua iniciativa de stablecoin, cuja emissão será de múltiplas stablecoins lastreadas em moedas fiduciárias, como dólar e euro.
We’re pleased to announce the appointment of Stuart Levey as the Association’s incoming CEO. Stuart will join over the summer and brings a wealth of experience in #FinancialServices, #Compliance, and #FinancialIntegrity. https://t.co/bVrK12Px4v
— Diem Association (@DiemAssociation) May 6, 2020
Além disso, documentos publicados na época indicam que o projeto busca se alinhar, de certa forma, ao empenho dos bancos centrais em todo o mundo de criarem suas próprias moedas digitais.
“Com o início recente de um sistema de pagamentos licenciado, sob supervisão regulatória da Autoridade Suíça de Supervisão de Mercados Financeiros (FINMA), a liderança do sr. Levey irá ajudar a garantir nossa visão para que a inovação, a inclusão, o cumprimento à lei e a competição possam ser concretizados”, afirmou a associação.
Anteriormente, Levey havia sido subsecretário do setor de Terrorismo e Inteligência Financeira do Departamento do Tesouro dos EUA, de acordo com seu perfil no LinkedIn.
Ele esteve nesse cargo entre julho de 2004 e março de 2011. Anteriormente, ele havia trabalhado para o Departamento de Justiça do país.
“Estou honrado em entrar para a Associação Libra conforme pavimenta o caminho para usar o poder da tecnologia e transformar o contexto global de pagamentos”, afirmou Levey.
“A tecnologia nos fornece a oportunidade de tornar mais fácil para usuários e empresas enviarem e receberem dinheiro e dar autonomia a mais de um bilhão de pessoas que foram deixadas de lado no sistema financeiro, tudo com controles robustos para detectar e impedir atividades financeiras ilícitas. Quero trabalhar junto com governos, reguladores e todos os nossos acionistas para concretizar essa visão.”