Associação do Projeto Libra solicita licença para sistema de pagamento na Suíça
A Libra Association, domiciliada em Genebra – uma entidade sem fins lucrativos que lidera o desenvolvimento e a governança do Projeto Libra – anunciou na quarta-feira que “buscará uma licença como sistema de pagamento com autoridade supervisora principal da Autoridade Supervisora do Mercado Financeiro da Suíça (FINMA)”.
A FINMA publicou também na quarta-feira um suplemento focado em stablecoin às suas diretrizes para ofertas iniciais de moedas (ICOs). No mesmo comunicado, o regulador também confirmou que havia recebido um pedido da Associação Libra “para uma avaliação de seu Projeto Libra de acordo com a lei de supervisão suíça”.
Contudo, há fortes resistências entre banqueiros e membros do Banco Central Europeu (BCE) sobre o Projeto Libra. Leia mais aqui.
A presidente do Comitê de Serviços Financeiros do Congresso americano, Maxine Waters, em audiência ocorrida em 18 de julho, referiu-se às iniciativas iguais ao Projeto Libra da seguinte forma: “Manter as grandes empresas de tecnologia fora do ato de finanças”. A Waters, democrata da Califórnia, recebeu apoio bipartidário ao pedir uma moratória para o Facebook antes de seguir adiante com Libra. Leia mais sobre o desconforto dos congressistas quanto ao projeto Libra aqui.