Associação de economistas dos EUA projeta desaceleração em 2019
A pesquisa econômica da NABE (National Association for Business Economics) apontou que a economia norte-americana caminha para um ponto de inflexão, com base na projeção dos analistas consultados.
O PIB dos EUA deverá apresentar desaceleração, com estimativa de crescimento de 2,4% em 2019 e de 2% em 2020, frente a variação positiva de 2,9% em 2018.
“O consenso se tornou menos otimista em relação as perspectivas em relação a última pesquisa, dado que quase três quartos dos respondentes enxergam riscos apontados para baixo”, afirmou Kevin Swift, presidente da NABE e economista-chefe do American Chemistry Council.
Para 74% dos economistas existe risco de crescimento para baixo, enquanto 20% não veem riscos e somente 6% enxergam drivers positivos para o crescimento. Na última pesquisa da Nabe, esta última parcela era de 21%.
Para Gregory Daco, economista-chefe da Oxford Economics nos EUA, a “política comercial e da desaceleração do crescimento econômico global são os riscos primários para declínio no crescimento”.