CryptoTimes

Associação cripto pede que chanceler aja a favor da inovação no Reino Unido

15 mar 2021, 14:30 - atualizado em 15 mar 2021, 14:30
Segundo o órgão comercial, a reguladora britânica FCA não está agindo a favor da inovação na região pois, dentre 150 solicitações pendentes de empresas, apenas quatro foram aprovadas (Imagem: Unsplash/@cliffordgatewood)

CryptoUK, associação comercial que representa mais de 50 empresas cripto, pede que o chanceler Rishi Sunak intervenha em um processo adiado de registro antilavagem de dinheiro, que prendeu centenas de startups cripto no limbo.

Em carta datada desta segunda-feira (15), Ian Taylor, presidente da CryptoUK, escreveu que a falta de reação rápida e especialização no setor pela Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido (FCA) arriscou que inúmeras empresas ou saíssem da região ou encerrassem suas atividades.

“Em ambos os casos, esse é um resultado negativo para a economia britânica e sua comunidade de fintechs. Isso vai contra o mandato do governo em promover e encorajar a competição e permitir que a inovação prospere”, escreveu Taylor.

O apelo da CryptoUK ao chanceler também sugere que a FCA desfez sua equipe de cripto em 2020.

De acordo com a carta, a equipe fazia parte da Força-Tarefa de Criptoativos (do inglês “Cryptoasset Taskforce”) — unidade formada em maio de 2018 para impulsionar o trabalho de políticas cripto entre o Tesouro Britânico, o Banco da Inglaterra e a FCA.

“Sabe-se que os funcionários da FCA, com anos de experiência em trabalhar na Força-Tarefa de Criptoativos do Reino Unido, foram realocados para diversos outros departamentos e que a Equipe de Autorização de Criptoativos não possui funcionários o suficiente”, escreveu Taylor.

Ele acrescentou que “os novos funcionários contratados” para lidarem com o registro cripto não possuem a experiência de seus predecessores.

O registro de criptoativos foi criado quando a FCA ficou encarregada de supervisionar a lavagem de dinheiro e o financiamento ao terrorismo para empresa britânicas de cripto no início de 2020.

Empresas foram comunicadas que tinham até 10 de janeiro de 2021 para se registrarem com a FCA ou interromperem suas operações.

Porém, com mais de 150 solicitações pendentes no fim do ano passado e com apenas quatro registros concedidos, a FCA anunciou um “regime temporário de registro” em dezembro — dando aos solicitantes até o dia 9 de julho para continuarem operando.

Isso deu certa flexibilidade à reguladora mas, atualmente, ainda existem apenas quatro empresas registradas.

“O tempo está novamente passando conforme nos aproximamos do novo prazo final de julho, pelo qual empresas existentes devem legalmente interromper suas negociações”, afirmou Taylor.

Além disso, há meses, centenas de novas empresas esperam que suas solicitações progridam, conforme despesas gerais e de pessoal continuam aumentando, pois não podem começar a negociar e gerar receita até que sua solicitação seja aprovada.

CryptoUK também alertou uma falta de acesso a serviços financeiros como um “impedimento fundamental” ao crescimento da indústria. O órgão comercial representa alguns dos maiores nomes em cripto, incluindo a entidade britânica da Binance, a eToro e a Ripple.

theblock@moneytimes.com.br