CryptoTimes

Associação Comercial de Criptoativos do Japão cria subcomitê para estudar stablecoins

20 jul 2020, 11:32 - atualizado em 20 jul 2020, 11:32
A Associação Comercial de Criptoativos do Japão (JCBA) criou um Subcomitê sobre Stablecoins para desenvolver uma compreensão dos possíveis riscos e benefícios de stablecoins (Imagem: Unsplash/@colt_jones)

No dia 10 de julho, a Associação Comercial de Criptoativos do Japão (JCBA) anunciou a criação de um Subcomitê sobre Stablecoins. A primeira reunião do subcomitê aconteceu no dia 8 de julho.

A JCBA é uma organização de associados que busca fomentar o desenvolvimento da indústria de criptoativos no Japão.

A primeira reunião do subcomitê contou com a participação de 69 pessoas de 39 empresas-membro.

Dentre essas empresas, incluem operadores comerciais relacionados a cripto, como fornecedoras de serviços de corretagem, instituições financeiras, operadores de blockchain e fornecedores de carteiras, junto com empresas profissionais jurídicas, empresas de contabilidade e empresas de auditoria.

Na primeira reunião, o subcomitê desenvolveu uma compreensão de uma possível estrutura para o desenvolvimento da classificação jurídica de stablecoins e uma melhor compreensão de seus possíveis riscos e benefícios.

Stablecoins foram criadas para minimizar a volatilidade de preço, característica de inúmeros criptoativos. Atingem um preço estável relacionado a um ativo “estável” ou uma cesta de ativos. Uma stablecoin pode ser lastreada a uma criptomoeda, fiduciária ou a commodities negociáveis em bolsa.

A JCBA afirma que “stablecoins tem o potencial de serem usadas como um método digital de pagamento, em parte por conta de seu contexto técnico e seu recurso de fornecer estabilidade de preço ligada a ativos subjacentes”.

Enquanto isso, a JCBA argumenta que “já que stablecoins não possuem uma definição clara, a realidade é que é difícil lidar com stablecoins no Japão”.

Esses fatores parecem ter feito com que a JCBA criasse o Subcomitê sobre Stablecoins.

Membros regulares que participam do subcomitê recém-criado incluem Money Partners; BITPoint Japan, subsidiária do Remixpoint; Coincheck, subsidiária do Monex Group; Rakuten Wallet, LVC Corporation e DeCurret, cuja principal acionista é Internet Initiative Japan.

Outros membros regulares incluem Bitbank, bitFlyer, QUOINE, Huobi Japan, Bitgate, BiTreasury, LastRoots, OKCoin Japan K.K., NEXT COIN, bitFlyer Blockchain, FXcoin e HashPort.

O subcomitê afirmou que “irá fomentar discussões a partir de inúmeras perspectivas. Questões serão discutidas de perspectivas operacionais, como o esclarecimento de questões jurídicas e reconhecimento de ativos, bem como da perspectiva de confiança nos mecanismos de estabilização de preço. Outra perspectiva é a proteção de usuários de medidas AML/CFT (antilavagem de dinheiro/combate ao financiamento do terrorismo)”.

O Subcomitê sobre Stablecoins anunciou sua intenção de “trabalhar para desenvolver um ambiente comercial favorável a operações comerciais relacionadas a criptoativos e, assim, contribuir ao desenvolvimento equilibrado do comércio cripto no Japão”.