Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABCripto) lança Código de Autorregulação para criptoativos
Nesta quinta-feira (13), a Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABCripto) irá lançar o Código de Autorregulação para o setor cripto nacional, durante uma live às 19h30 (horário de Brasília).
ABCripto é conhecida por reunir empresas que totalizam 80% do volume de transações de criptoativos no Brasil, incluindo Ripio, Mercado Bitcoin, BitPreço, Foxbit e NovaDAX.
Durante a live, a ABCripto e suas associadas assinarão o documento utilizando a tecnologia blockchain com a ferramenta da GrowthTech, empresa que desenvolve soluções em blockchain para os mercados cartorário e imobiliário, entre outros.
A GrowthTech deseja lançar, em breve, uma ferramenta que vai contribuir com a transformação digital do mercado de venda e aluguel de imóveis.
Segundo Safiri Félix, diretor executivo da ABCripto, “o objetivo do Código de Autorregulação é colaborar com o aperfeiçoamento das práticas operacionais por parte das empresas e com a adequação a padrões de compliance, ajudando a preencher a lacuna regulatória do setor e a aumentar os mecanismos de proteção ao usuário e a segurança jurídica”.
O documento será um marco para o ecossistema cripto, juntamente com a Instrução Normativa 1888/2019 da Receita Federal, com padrões operacionais para o reporte de transações com criptoativos.
“A Autorregulação contribuirá para organizar o mercado, promover a cooperação plena dos associados com os órgãos competentes, aumentar a confiabilidade dos agentes do mercado e reduzir as assimetrias nas informações disponíveis para os usuários”, destaca Felix.
Para saber mais sobre a ABCripto, ouça à edição bônus do podcast Crypto Storm com Safiri Félix, diretor executivo da ABCripto: