Assaí (ASAI3) vence alta dos juros e lucra R$ 319 milhões no 2T22, alta de 21%
O Assaí (ASAI3) lucrou R$ 319 milhões no segundo trimestre de 2022, alta de 21% ante o mesmo período do ano passado, mostra documento enviado ao mercado nesta quarta-feira (27).
O número ficou acima do esperado pelo consenso da Bloomberg, que aguardava lucro de R$ 153 milhões.
De acordo com a companhia, a alta alavancagem operacional compensa, em grande parte, o contexto de juros elevado.
A receita líquida subiu 33%, somando R$ 13 bilhões, o que, segundo a empresa, refletiu:
- a excelente contribuição, de 18,1%, das 33 lojas inauguradas nos últimos 12 meses;
- o robusto crescimento ‘mesmas lojas’ de 14,7%, com aumento do fluxo de clientes
O Ebitda ajustado, que mede o resultado operacional, ficou em R$ 978 milhões, alta de 32,8%.
Houve ainda uma geração de caixa de R$ 2,8 bilhões nos últimos 12 meses, montante R$ 1 bilhão superior ao ano anterior.
O rival Atacadão, do grupo Carrefour Brasil, divulgou na véspera Ebitda ajustado de R$ 1,1 bilhão para o segundo trimestre, crescimento de 25,6% na base anual. As vendas mesmas lojas subiram 22,4%, segundo balanço.
No relatório trimestral, o presidente-executivo do Assaí, Belmiro Gomes, atribui o resultado a “dinâmica comercial mais competitiva, ajustes de sortimento, controle rigoroso das despesas e rápida maturação das novas lojas”.
“Apresentamos neste 2º trimestre mais um forte desempenho, acima do esperado, demonstrando novamente a resiliência do modelo de negócio do Assaí“, disse.
O Assaí também destaca que as despesas com vendas, gerais e administrativas foram equivalentes a 9% da receita líquida no trimestre, o que representa uma redução de 0,6 ponto percentual.
As vendas brutas da rede cresceram 33% no período, para R$ 14,5 bilhões.
A empresa prevê reduzir sua alavancagem financeira medida pela dívida líquida sobre Ebitda, para menos de 2 vezes no final de 2023. No fim do mês passado, esse índice era de 2,72 vezes.
Destoando do desempenho operacional, o resultado financeiro do Assaí foi negativo em R$ 328 milhões no trimestre, uma piora de 97% sobre um ano antes, o que atribuiu ao aumento dos juros sobre a dívida, que cresceu para financiar o projeto de conversões de hipermercados.
Novas unidades do Assaí
Segundo o Assaí, o plano de expansão avança em ritmo acelerado, “muito superior aos últimos anos”, com previsão de pelo menos 52 novas lojas em 2022.
No segundo trimestre, foram inauguradas quatro lojas, acréscimo de 22% na área de vendas nos últimos 12 meses, ultrapassando 1 milhão de metros quadrados.
Ao todo, 50 lojas estão em obras em 15 estados, com perspectiva de abertura de pelo menos 40 conversões até
dezembro dos hipermercados Extra, com cerca de 10 lojas por mês a partir de agosto, além de mais quatro lojas orgânicas.
Digital
Houve crescimento de 34% nas vendas digitais, o dobro do crescimento total registrado pelas lojas físicas.
“Potencial das vendas online se intensificará com as conversões de hipermercados, aumentando abrangência a clientes que buscam comodidade e conveniência”, informa.
Com Reuters