Assaí (ASAI3) tem lucro de R$ 72 mi no 1º tri, afetado por cenário de juros altos
O Assaí (ASAI3) registrou lucro líquido de 72 milhões de reais no primeiro trimestre, em função do cenário de altas taxas de juros, resultado abaixo dos 214 milhões de reais apurados nos meses de janeiro a março do ano passado, informou a companhia nesta quinta-feira.
A rede de atacarejo obteve lucro antes de impostos, juros, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado de 951 milhões de reais no período, aumento de 26,5% ante os três primeiros meses de 2022, quando a companhia apurou Ebitda de 752 milhões de reais.
A receita líquida da companhia somou 15 bilhões de reais, um avanço de 31,9% na base anual, ao mesmo tempo em que as despesas com vendas gerais e administrativas subiram 37,8%, para 1,5 bilhão de reais, diante da inauguração de novas lojas.
O Assaí fechou o trimestre encerrado em março com 266 lojas em operação. Nos últimos 12 meses, houve uma expansão de 38% em relação ao primeiro trimestre de 2022, com a inauguração de 59 novas unidades.
As vendas no conceito mesmas lojas evoluíram 7,2%, contra avanço de 6,7% no primeiro trimestre do ano anterior, mostrou o relatório de resultados da companhia.
A despesa financeira líquida da rede de atacarejo, excluindo o efeito dos juros sobre passivo de arrendamento, foi de 428 milhões de reais, resultado do “impacto das elevadas taxas de juros” e do maior volume de dívida bruta, fruto de uma forte expansão do Assaí, acrescentou o documento.
(Atualizada às 19:20)