Empresas

Assaí (ASAI3) reduz pela metade projeção de novas lojas em 2025

17 out 2024, 18:12 - atualizado em 17 out 2024, 18:13
assaí day trade
A empresa destaca que as projeções estão sujeitas a revisões, conforme novas análises e cenários econômicos, e serão revisadas no mínimo anualmente.  (Imagem: Reprodução/ Youtube do Assaí)

O Assaí (ASAI3) anunciou nesta quinta-feira (17) uma revisão de suas projeções financeiras e de expansão para os anos de 2025 e 2026. Como parte de seu esforço para reduzir a alavancagem financeira, o Assaí optou por adiar alguns projetos de novas lojas previstos para o próximo ano.

Segundo a companhia, a decisão ocorre após a aprovação do planejamento estratégico para 2025 pelo Conselho de Administração, levando em consideração os recentes aumentos na taxa Selic e as mudanças nas expectativas da curva de juros, fatores que impactam diretamente o custo da dívida da companhia.

As novas expectativas para a expansão do Assaí incluem a abertura de cerca de 10 novas lojas em 2025, metade do número anteriormente planejado. Para 2026, o ritmo de expansão deverá voltar ao patamar anterior, com a previsão de aproximadamente 20 novas lojas. O investimento total previsto para 2025 está entre R$ 1,0 bilhão e R$ 1,2 bilhão, distribuído da seguinte forma:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • R$ 650-750 milhões para a abertura de novas lojas;
  • R$ 250-300 milhões para manutenção e implementação de novos serviços nas lojas já existentes, como açougues, padarias e sistemas de self-checkout;
  • R$ 100-150 milhões destinados a infraestrutura, tecnologia e projetos de inovação.

Alavancagem do Assaí

O Assaí disse que a expectativa é de que a relação dívida líquida/Ebitda seja de aproximadamente 2,6 vezes até o final de 2025. A combinação do crescimento do Ebitda com a redução da dívida líquida, resultado da revisão dos investimentos, é apontada como fator essencial para atingir essa meta.

A empresa destaca que as projeções estão sujeitas a revisões, conforme novas análises e cenários econômicos, e serão revisadas no mínimo anualmente.

Desde 2021, a empresa inaugurou mais de 120 lojas, das quais 64 foram resultado de conversões de hipermercados. Esse movimento permitiu ao Assaí antecipar a expansão e entrar em regiões estratégicas do Brasil, anteriormente inacessíveis por meio de expansão orgânica. A companhia disse que pretende agora consolidar essa base e focar na sustentabilidade financeira.