Assaí (ASAI3), GPA (PCAR3) ou Carrefour (CRFB3)? Veja qual prévia do 1T22 agradou mais
Os principais varejistas do segmento alimentício apresentaram os dados operacionais do primeiro trimestre do ano na noite desta terça-feira (19).
Pelas prévias divulgadas, dá para notar “sinais encorajadores” para o setor, apesar do impacto da inflação elevada e o fim do Auxílio Emergencial, avalia o BTG Pactual (BPAC11).
“Enxergamos um cenário mais brilhante para o setor, com a melhora gradual no primeiro trimestre se mostrando um sinal encorajador, enquanto a desaceleração da inflação no segundo semestre de 2022 deve ajudar nos próximos trimestres”, afirmam Luiz Guanais, Gabriel Disselli e Victor Rogatis, autores do relatório divulgado pelo banco.
Melhor prévia
Na avaliação do BTG, o Carrefour Brasil (CRFB3) se destacou no trimestre, apresentando os melhores dados.
A companhia reportou um crescimento de 14,5% em seu faturamento no comparativo anual, com o montante subindo para R$ 20,7 bilhões.
O Carrefour também registrou avanço de 8,5% nas Vendas Mesmas Lojas (SSS), sem considerar efeitos de calendário. Considerando os efeitos sazonais, o indicador mostrou crescimento de 7,3%.
Na plataforma digital, o Carrefour postou um GMV (volume bruto de mercadorias) na ordem de R$ 1,1 bilhão, salto de 51% ano a ano.
Para a XP Investimentos, o Carrefour também apresentou o melhor conjunto de números do trimestre, destacando a posição de liderança do varejista nas operações online.
O Assaí (ASAI3) também registrou um bom desempenho, na avaliação do BTG e da XP. A empresa de atacarejo reportou recorde de R$ 11,4 bilhões em receita líquida no primeiro trimestre do ano.
Esse é o melhor patamar apresentado pela companhia para um primeiro trimestre e representa um avanço de 21,1% comparado com o mesmo período do ano passado.
De acordo com o Assaí, o resultado reflete a performance das lojas inauguradas nos últimos 12 meses e o desempenho positivo do SSS, que expandiu 6,7%, mesmo diante de uma forte base de comparação de duplo-dígito (+11,2%) do primeiro trimestre de 2021.
GPA sem Extra
O destaque negativo ficou para o Grupo Pão de Açúcar (PCAR3), diz a XP.
Segundo a corretora, o fechamento da bandeira de hipermercados Extra foi um desafio para os resultados da companhia no Brasil, tanto no varejo alimentar, com as lojas enfrentando ajustes na malha logística, quanto nos postos de gasolina.
Na opinião da Ativa Investimentos, a bandeira Éxito continua sendo o destaque positivo das operações do Pão de Açúcar, ajudando a impulsionar o resultado consolidado.
A companhia encerrou os primeiros três meses de 2022 com receita de vendas de R$ 3,8 bilhões, patamar estável em relação a igual período de 2021.
Com a conversão das unidades Extra em Assaí em andamento, a companhia registrou fechamento de 124 lojas no primeiro trimestre (41 Extras, 68 drogarias e 14 Grupo Éxito).
Compre varejo alimentício
O BTG tem recomendação de compra para os três maiores nomes do varejo alimentício brasileiro.
Apesar de o Carrefour ter apresentado os resultados mais fortes, analistas acreditam que o bom desempenho no período está boa parte precificado.
O Assaí segue como principal escolha do BTG, que tem expectativa de aceleração no SSS e acredita que os primeiros resultados da conversão das lojas Extra vão aparecer nos próximos dois anos. Além disso, o banco vê a ação negociada a um valuation atrativo de 11,5 vezes P/L (preço sobre lucro) estimado para 2023.
A Ativa também tem recomendação de compra para as três empresas, com preços-alvo de R$ 21 (Assaí), R$ 24,50 (Carrefour) e R$ 39,20 (Pão de Açúcar).
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