Assaí (ASAI3) agradará tanto quanto o Carrefour (CRFB3) no 2T22? Veja o que esperar dos resultados
Os resultados acima do esperado do Carrefour Brasil (CRFB3) deram um gás às ações do setor de varejo alimentício no Brasil.
A rede que controla o Atacadão surpreendeu analistas do mercado pela rentabilidade do varejo e do banco no segundo trimestre do ano, enquanto o desempenho de vendas agradou, com vendas nas mesmas lojas crescendo tanto no atacarejo como no segmento alimentar do varejo.
Por volta das 13h50, os papéis da companhia subiam 5,49%, a R$ 17,68, puxando as altas do Grupo Pão de Açúcar (GPA – PCAR3) e do Assaí (ASAI3) – respectivamente, 5,71% e 4,7% -, que reportam seus resultados hoje à noite, após o fechamento do mercado.
Destaque para o atacarejo
A expectativa para os balanços do GPA e do Assaí é positiva, em geral, com destaque para o segmento de atacarejo.
A Eleven Financial reforça que o atacarejo vem ganhando representatividade em relação aos demais formatos devido ao seu “posicionamento mais favorável em preço”. Além disso, acrescenta a corretora, a categoria conta com a volta dos “clientes transformadores, sendo uma melhor opção em termos de custo-benefício”.
“Devido ao seu posicionamento de preço, [o atacarejo] seguirá como um canal mais resiliente, refletindo principalmente a sua preferência em um ambiente inflacionário”, comentam os analistas Felipe Demolein e Guilherme Domingues.
A Eleven tem o Assaí como preferência dentro do setor. Analistas da corretora projetam bons resultados para a companhia, com os números impulsionados pela retomada dos clientes B2B (Business to Business).
Os analistas também projetam um bom crescimento para a companhia, “principalmente agora, com a conversão das lojas adquiridas do Extra Hiper“.
Para o Santander (SANB11), o resultado do Assaí será um dos destaques positivos da temporada. Em relatório publicado no dia 20 de julho, o banco afirma que a exposição ao atacarejo deve permitir que o varejista se beneficie do período atual de inflação elevada.
O Santander estima um salto de 30% nas vendas ano a ano, com crescimento de aproximadamente 12% do SSS (Same Store Sales, ou Vendas Mesmas Lojas, traduzido para o português), o que deve suportar um avanço de 21% do Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização), apesar de uma leve contração na margem.
Em relação ao GPA, a Ativa Investimentos acredita que a companhia começará a colher os frutos da descontinuação dos hipermercados Extra, com a abertura de novas lojas do Pão de Açúcar no modelo G7 e expansão das vendas das lojas no formato Proximidade.
“Na rentabilidade, esperamos um relaxamento da margem bruta pro GPA Brasil na comparação anual com o encerramento da bandeira Extra”, destaca.
A receita do Éxito deve seguir com o crescimento duplo dígito, com aumento do tráfego em lojas e reabertura econômica, acrescenta a corretora.
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