Ásia: Nikkei e Hang Seng operam em baixa, com alta de Shangai Composite
Os mercados acionários na Ásia operam sem tendência definida nesta sessão, com recuo de 0,70% do índice Nikkei 500, alta de 1,17% do Shangai Composite e estabilidade do índice Hang Seng, mostrando avanço de 0,02%. Ouro em leve queda, de 0,08%. Petróleo em alta, com variações positivas de 0,30% do barril WTI e de 0,28% do Brent. Yield de Treasuries de 10 anos sobem 3 pontos-base, para 2,42% ao ano. O dólar opera próximo a estabilidade diante do iene, com avanço de 0,13% – sendo cotado a 110,20.
Investidores avaliam escalada das tensões entre EUA e China para temáticas acima do comércio internacional. Trump declarou estar “muito feliz” com a guerra comercial e que a China não se tornaria a potência para se atentar.
Em resposta, Zhang Ming, embaixador chinês na UE (União Europeia), declarou que o país pode lançar retaliações, pelo fato das companhias chinesas “terem direitos legítimos e interesses que estão sendo minados”.
Novo Brexit?
Para Jeffrey Halley, analista sênior da Oanda em Cingapura, o prolongamento pode ser ruim. “A guerra comercial entre China e EUA está em perigo de assumir características como o Brexit – demoradas e desenhadas uma série de falsas auroras, mas sem progresso discernível”, disse em nota, conforme apurado pela reportagem da Bloomberg.