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ASAI3, GMAT3, CRFB3 ou PCAR3: Veja qual empresa vai se dar melhor nos balanços do 1T24

16 abr 2024, 15:59 - atualizado em 16 abr 2024, 15:59
varejo alimentar previas 1t24
A temporada de resultados do primeiro trimestre de 2024 (1t24) começa em abril. (Imagem: Pexels)

Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do Brasil, apresentou uma alta de 0,16% em março. Apesar de apontar para uma desaceleração em relação à alta de 0,83% apurada em fevereiro, um grupo se destacou pela sua alta: alimentação e bebidas — que registrou a maior variação (0,53%) e o maior impacto (0,11 p.p.).

Os números mais altos tanto no IPCA e, consequentemente, nas gôndolas de supermercados podem ser explicados principalmente por conta do fenômeno climático El Niño que, como explica a Genial Investimentos, trouxe temperaturas mais altas para o Brasil, com excesso de chuvas no Sul e Sudeste e estiagem no Norte e Nordeste do país.

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A corretora avalia ainda que a inflação da categoria de alimentação e bebidas no primeiro trimestre (2,9%) está acima da média observada ao longo dos últimos 20 anos (2,3%) e dos últimos 4 anos ( 2,5%).

“Para este 1º trimestre de 2024, acreditamos que o fator ‘preço’ deve voltar aos holofotes, dando um impulso no faturamento das empresas no período”, avaliaram Iago Souza e Nina Mirazon, analistas que assinam o relatório publicado nesta segunda-feira (15).

Os resultados operacionais e financeiros do primeiro trimestre de 2024 das empresas do segmento começam a ser divulgados no dia 24 de abril e vão até o final de maio.

ASAI3, GMAT3, CRFB3 e PCAR3: Como as empresas vão se sair?

As empresas já estão apresentando as prévias para o primeiro trimestre do ano. No varejo alimentar, os analistas do Safra destacam no relatório a performance do Assaí (ASAI3).

Segundo eles, a companhia apresenta um forte aumento de receita de 13%, no comparativo anual, devido à abertura de novas lojas. Além disso, a análise aponta para ganhos de margem Ebtida e uma alavancagem financeira estável de um trimestre para outro.

Na outra ponta, Vitor Pini e Tales Granello, profissionais que assinam o relatório, destacam negativamente o Carrefour (CRFB3) por conta do menor crescimento de receita que a companhia pode apresentar em relação aos pares.

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“Esperamos um aumento de 6% nas vendas, para R$ 28,2 bilhões, devido a uma combinação de: crescimento positivo do vendas nas mesma lojas (SSS) da C&C; expansão do footprint da C&C (+18 LTM); e desempenho positivo do SSS do Sam’s Club”, avaliam na ponta positiva.

Já para o Grupo Mateus (GMAT3) e o Pão de Açúcar (PCAR3), a casa enxerga desempenhos mistos. Isso porque enquanto para Grupo Mateus é esperado um crescimento de 22% do volume de negócios, mas também há uma preocupação com redução da margem Ebtida devido ao aumento das despesas de vendas com as novas lojas.

Já o GPA pode registar um crescimento do volume de negócios associado a uma expansão da margem Ebitda, mas a sua alavancagem continua a ter um impacto negativo nos resultados.

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