Às vésperas do IPCA, economistas cortam projeção para inflação de junho, mostra Focus desta segunda (8)
Os economistas ouvidos pelo Banco Central cortaram a projeção para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de junho de 0,33% para 0,32%, mostra o Relatório Focus desta segunda-feira (8). O indicador cheio sai na quarta-feira (10).
Na última semana do mês passado, a prévia da inflação subiu 0,39%. O número indica uma desaceleração em relação à alta de 0,44% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de maio.
Para o IPCA cheio de junho, o BTG Pactual espera uma alta de 0,33%. “Reduzimos nossas estimativas para a inflação IPCA de junho […] de 0,34% para 0,33%. As revisões foram impulsionadas principalmente pelas passagens aéreas”, explica o analista Bruno Balassiano.
“No entanto, as revisões para baixo foram compensadas pelos demais segmentos: apesar da impressão de inflação alimentar menor que o esperado, a quebra nos levou a elevar nossas projeções de junho, julho e agosto para o segmento. Também aumentamos nossas previsões de junho para bens industriais, serviços essenciais e itens regulamentados devido às surpresas ascendentes”, diz.
A inflação acelerou nos últimos três meses, sendo que, em maio, superou o consenso do mercado e subiu 0,46%.
Se confirmada a projeção do Focus para junho, o índice deve seguir em movimento de alta, mas pode desacelerar frente ao mês anterior.
O IPCA em 2024
Para os próximos meses, os economistas esperam números menores para o IPCA, mas ainda sem desinflação no radar. As projeções são de alta de 0,19% em julho e de 0,10% em agosto.
No ano, as expectativas para o índice passaram de 4% para 4,2%. As apostas seguem acima do centro da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), de 3% para 2024, com intervalo de 1,5 ponto percentual (p.p.).
Projeções para a inflação do Focus desta segunda (8)
- Junho: de 0,33% para 0,32%;
- Julho: de 0,18% para 0,19%;
- Agosto: permanece em 0,10%;
- 2024: de 4% para 4,02%.