Às vésperas da posse de Trump, governo americano autoriza a entrada de novos produtos agropecuários do Brasil
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou novas aberturas de mercado agropecuário nos Estados Unidos (EUA). O Brasil recebeu a autorização para exportação de feno (Alfalfa Hay e Timothy Hay), erva-mate e flor seca de cravo-da-índia, sem a exigência de certificação fitossanitária.
A decisão ocorreu nos últimos dias de Joe Biden como presidente, às vésperas da posse de Donald Trump, que ocorre nesta segunda-feira (20). Com promessas de campanha relacionadas a restrição de importações e a aplicação de taxas nos produtos estrangeiros, o futuro da relação dos EUA com o Brasil ainda é incerto.
Ampliação das exportações brasileiras
De acordo com o Mapa, em 2024 o Brasil consolidou sua posição como um dos principais exportadores de produtos agropecuários para os EUA, com destaque para carne bovina, café e suco de laranja.
O ministério acredita que a abertura do mercado norte-americano para os novos produtos poderá impulsionar as exportações brasileiras nos setores beneficiados.
“A decisão das autoridades norte-americanas reflete a elevada credibilidade internacional do sistema de controle sanitário e fitossanitário do Brasil”, publicou o Mapa, em nota oficial.
Com o anúncio, o agronegócio brasileiro alcança sete novas aberturas de mercado em 2025, totalizando 307 novas oportunidades de negócio em 63 destinos desde o início de 2023.
- SAIBA MAIS: É hoje – estratégia do ‘robô da bolsa’ mostra como brasileiros podem buscar média de até R$ 500 por dia