Veja as principais ações lançadas no Plano de Escoamento da Safra 2024/2025
O Ministério de Transporte prevê investimentos de R$ 4,5 bilhões para reduzir custos logísticos ao longo de 2025, ampliando os aportes na infraestrutura. No ano passado, os corredores de grãos receberam R$ 3,6 bilhões para melhorias de rotas.
O anúncio foi feito durante o lançamento do Plano de Escoamento da Safra 2024/2025. O evento contou com a participação dos ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, dos Transportes, Renan Filho, e de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
Os recursos serão destinados, principalmente, a obras de recuperação e melhoria das rodovias federais, dentro do Novo PAC, com foco no Arco Norte e no Corredor Sul/Sudeste, áreas essenciais para o escoamento da safra.
- VEJA MAIS: resultado do 4T24 pode fazer os dividendos desta incorporadora chegar até 25% este ano; veja qual
As rodovias que compõem o chamado Arco Norte terão um reforço nos investimentos, que passarão de R$ 2 bilhões para R$ 2,6 bilhões. Entre as principais entregas previstas para este ano, estão:
- Início das operações da Transnordestina (Bela Vista/PI – Iguatu/CE)
- Travessia Urbana de Jaru, na BR-364/RO
- Ponte entre Estreito e Aguiarnópolis, na BR-226/TO/MA
- Pavimentação Cocos – Div. BA/MG na BR-135/BA
- Ponte de Xambioá/TO – São Geraldo do Araguaia/PA na BR-153/TO/PA
Para o Corredor Sul/Sudeste, será destinado um total de R$ 1,9 bilhão para a melhoria do sistema viário. Entre as principais obras previstas, destacam-se:
- Implantação de 9 Viadutos/Interseções na Rumo Malha Paulista e MRS
- Acesso ao Porto de Capuaba na BR-447/ES
- Duplicação de 87 km entre Cuiabá e Sinop na BR-163/MT
- Duplicação entre Navegantes e Gaspar na BR-470/SC
- Duplicação de 46 km entre Soledade e Lajeado na BR-386/RS
Leilões
Para fortalecer a infraestrutura de escoamento, o Ministério dos Transportes planeja realizar nove leilões em corredores rodoviários estratégico em 2025, totalizando 5.517 quilômetros de melhorias e um investimento estimado em R$ 91,4 bilhões.
Além disso, está prevista a concessão de 1.708 quilômetros de ferrovia, com investimentos de R$ 99,7 bilhões, ampliando a competitividade do transporte de cargas no país.
“O Brasil realizou pouquíssimos leilões ferroviários nos últimos 40 anos e, neste ano, enfrentaremos o desafio de realizar um leilão de ferrovias e aumentaremos a participação do modal ferroviário no país. O Brasil está crescendo e estamos prontos”, concluiu Renan Filho.