Coluna Giro do Mercado

As melhores recomendações de investimento para começar 2024: Renda Fixa, Dividendos, Fundos Imobiliários e BDRs

06 jan 2024, 9:00 - atualizado em 05 jan 2024, 17:20
logo do Giro e jornalista Paula ao lado
Montagem Giro do Mercado

A primeira semana de janeiro de 2024 chega ao fim com uma certa “ressaquinha” do final do ano. Dias mais parados na cena corporativa e sem muitos gatilhos para movimentar as ações brasileiras, quem se deu bem foi a gigante Petrobras (PETR3;PETR4), que surfou a alta do petróleo.

No terreno internacional tivemos dados importantes, PMIs pelo mundo, inflação na europa e claro, dados do emprego e ata da última reunião do Fed realizada em dezembro. E ao contrário do que se possa imaginar, os dados bem acima do esperado no payroll não pesaram tanto para os mercados nesta sexta-feira (05).

Foi uma semana para ‘colocar o pé na água’. Sentir como deve ser o ano. E ao que parece as tensões geopolíticas devem ser motivo de preocupação para os mercados, pelo menos neste início de 2024.

Fique com os destaques da semana no Giro do Mercado

Boa leitura e excelente fim de semana.
Paula Comassetto
Giro do Mercado

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ações para dividendos em 2024: Empiricus Research recomenda Caixa Seguridade (CXSE3)

O ano de 2024 poderá trazer novidades em relação à tributação dos dividendos que hoje é isenta no Imposto de renda para pessoas físicas.

Pensando em aproveitar as melhores oportunidades de investimento para este ano, a casa optou por uma mudança estratégica na carteira de dividendos para janeiro, com a recomendação das ações da Caixa Seguridade (CXSE3) no lugar de BB Seguridade (BBSE3).

Para Ruy Hungria, a Caixa traz mais estabilidade se comparada a BB Seguridade, já que tem uma grande exposição ao agro, que vem sofrendo com consequências negativas vindas principalmente do El Nino.

“A grande linha de negócio dela (CXSE3) é o seguro para financiamento imobiliário e pode acabar se beneficiando dessa maior intenção do governo em aumentar os benefícios para os programas de moradia.”

Clique aqui e veja a entrevista completa.

BDRs: Confira as melhores ações internacionais para investir em janeiro

Depois do “boom” da inteligência artificial no primeiro semestre de 2023, o mercado voltou suas atenções para as empresas de tecnologia. As Magnificent 7, como são chamadas as principais empresas de tecnologia do mundo, subiram mais de 100% no ano.

No entanto, para o especialista em internacional Enzo Pacheco, da Empiricus Research, o momento atual é ideal para apostar em uma carteira diversificada, com ações de empresas sólidas e de diferentes setores da economia internacional.

Um exemplo disso é a ação da Berkshire Hathaway (BERK34), do famoso investidor Warren Buffet, que apesar de ter uma boa parte do portfólio na Apple (AAPL34), também investe em setores como o de seguros e o de petróleo.

E por falar na Apple, clique aqui e saiba se a companhia mais valiosa do mundo está na carteira de BDRs para janeiro.

Renda Fixa em 2024: ainda vale a pena?

Para a analista Laís Costa da Empiricus Research, sim. Principalmente se os investidores souberem analisar os cenários para os juros e para a inflação.

Na visão de Laís, haverá uma queda sincronizada dos juros pelo mundo, o que deve fazer a Selic chegar a um dígito. O próprio Banco Central já confirmou duas quedas de 0,5 p.p. para as próximas decisões.

Para o longo prazo, a analista revela que os ativos atrelados à inflação são uma ótima opção. “A gente prefere essas taxas IPCA+. Se você for para o Tesouro Direto, a gente gosta das mais longas: 2045 ou 2055.”

Mas ela ressalta que “o investidor também tem que levar em consideração o perfil de risco. Porque esse título balança bastante. Ele vai ter volatilidade porque ele sofre marcação a mercado.”

Para conferir as outras 3 recomendações em renda fixa para 2024 clique aqui e assista à entrevista completa.

Fundos Imobiliários: Os melhores FIIs para investir em janeiro, de acordo com a Empiricus Research

O ano de 2023 trouxe também o melhor resultado desde 2019 para o principal índice que mede o desempenho dos fundos imobiliários aqui no Brasil com uma alta de 15%. E mais, o índice já vem superando suas máximas históricas nos primeiros dias de 2024 batendo os 3.327 pontos.

Para Caio Araujo, responsável pela carteira mensal das 5 ideias em FIIs que superou o Ifix em rentabilidade, o bom desempenho se deve em boa parte em identificar valor antes do mercado e em acertar o momento certo.

“O mercado de fundos imobiliários, por ser incipiente se comparado a outros como o mercado de ações, você consegue antecipar alguns movimentos de mercado com um pouco mais de tranquilidade.”

Caio tem boas perspectivas para o setor de escritórios, que sofreu bastante e ainda está em recuperação pós-pandemia, e que oferece o maior desconto. Por isso, a principal recomendação do analista para janeiro é o VBI Prime Properties (PVBI11).

Para entender a tese completa e outras recomendações do analista clique aqui e assista à entrevista completa.

Este foi o Giro da Semana.

Até a próxima semana.