As melhores ações do varejo para investir em 2023, segundo a Genial
No setor de varejo, a Genial Investimentos tem preferência pelos sub-setores de varejo alimentar e varejo farmacêutico para 2023.
Segundo os analistas, por trabalharem com itens de consumo essenciais, a maior parte dessas varejistas são “boas geradoras de caixa”, sendo Assaí (ASAI3) e Raia Drogasil (RADL3) as ações favoritas da corretora.
Por outro lado, os analistas estão cautelosos em relação a empresas de e-commerce, principalmente ao quando analisada a dinâmica de dívida para este ano.
“Diante de uma provável fraca alavancagem operacional, o setor de comércio eletrônico pode se deparar com mais um ano de rolagem de dívidas, de maneira a manter o caixa nesse ambiente macroeconômico desafiador”, dizem.
Top ações 2023
Além de figurar entre os papéis favoritos do varejo, Assaí também está no top ações para 2023 da Genial. A carteira conta com ativos mais defensivos e diversificados.
Confira a composição:
- Alupar, ALUP11 (18% de peso): defensivo elétrico;
- BB Seguridade, BBSE3 (14%) e Porto Seguro, PSSA3 (9% de peso): surfando uma Selic mais alta e uma melhora da sinistralidade;
- Assaí (15%): bens essenciais, varejo alimentício resiliente e crescente;
- PRIO, PRIO3 (15%): preço do petróleo alto com produção saltando;
- Cury, CURY3 (13%): exposição a programa habitacional e funding descolado da Selic;
- SLC Agrícola, SLCE3 (8%): agronegócio é pop e resiliente;
- Vale, VALE3 (8%): retomada da China e dólar forte.
Por que Assaí?
Os analistas da Genial acreditam que o “básico bem-feito” é o melhor caminho para 2023. Com preço-alvo em R$ 23,50, as ações do Assaí tem potencial de alta de 17,5% no ano, com base no fechamento de sexta-feira (20).
Em um cenário de “baixa visibilidade, sem uma âncora fiscal bem definida e diante de uma projeção mais pessimista da taxa Selic pelo mercado em 2023”, os analistas optaram por uma exposição ao varejo não discricionário.
Eles também buscaram um nome no setor que não trouxesse grande sensibilidade ao ciclo econômico brasileiro.
Além disso, diante de uma inflação alimentar persistentemente alta e de uma taxa de juros restritiva ao consumo, o formato de atacarejo — que o Assaí atua — deve manter posição de vencedora no curto prazo.
Com um “forte plano de expansão orgânica” e conversão de 70 lojas Extra, o Assaí apresenta um crescimento contratado para 2023. “O grupo deve elevar a sua receita bruta em quase 50% no ano, mantendo um ambicioso plano de chegar em 2024 com um faturamento de R$ 100 bilhões”, afirmam.