BusinessTimes

As lições da Shein para as varejistas brasileiras

08 out 2022, 13:00 - atualizado em 08 out 2022, 13:45
Shein
Ação do Grupo Soma (SOMA3) é preferência da XP no setor (Imagem: Shutterstock/Tada Images)

As varejistas brasileiras têm muito a aprender com a Shein. É o que disse a WGSN, durante o XP Fashion Conference, ao ressaltar a marca global como especialista em Big Data para apoiar seus lançamentos e se destacar pela ampla gama de produtos e preços competitivos.

No evento, a empresa de previsão de tendências de consumo ainda salientou a estratégia de mídias sociais e de social commerce da varejista, que fomenta as avaliações dos produtos. O programa de estilistas, que traz uma nova forma de olhar para a moda, também é destaque.

Segundo a XP Investimentos, responsável pelo evento, no Brasil, o clima frio do terceiro trimestre, que está impedindo que as empresas vendam suas coleções de primavera, e a Copa do Mundo têm impactado o desempenho do setor de varejo.

As companhias afirmam que os jogos da Copa devem atrapalhar o fluxo de clientes em loja, o que deve se traduzir em menor demanda. A antecipação da Black Friday, a estratégia de cashback, e uma sólida estratégia multicanal são alguns dos planos para mitigar esses impactos.

Segundo Danniela Eiger, Thiago Suedt e Gustavo Senday, do time de varejo da XP, as marcas voltadas para classes sociais altas continuam apresentando desempenho superior às demais. A perspectiva para essas empresas no quarto trimestre é positiva, embora com alguma desaceleração na base anual.

Um novo olhar para a moda

De acordo com a WGSN, as recessões historicamente desencadearam mudanças no consumo.

Após a crise de 2008, os millennials se voltaram para o fast fashion e, agora, pós-pandemia, a geração Z olha mais de perto para a economia circular.

Além disso, os especialistas destacam que as gerações futuras provavelmente serão muito ativas no metaverso, com estimativas de que 25% da população estará engajada durante pelo menos 1h até 2026.

“As varejistas precisam prestar atenção no metaverso”, reforça o time de varejo da XP.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar