As habilidades profissionais ‘essenciais’ para não perder o emprego para a inteligência artificial; confira
Uma pesquisa feita pela edX indica os impactos da inteligência artificial (IA) no mercado de trabalho futuro.
O levantamento aponta que, em 2025, 49% das competências de força de trabalho não serão relevantes, devido à inteligência artificial. Além disso, 47% dos participantes apontam que os profissionais não estão preparados para o futuro do trabalho.
Por outro lado, a pesquisa indica que existem habilidades que apenas os humanos são capazes de exercer. Entre essas estão: o pensamento crítico, inteligência lógica, planejamento estruturado e organização.
- Como a queda do preço da gasolina pode impactar os ativos atrelados à inflação? Assista ao Giro do Mercado desta sexta-feira (20) e saiba mais, é só clicar aqui:
Inteligência artificial
Para os autores da pesquisa, apesar de a inteligência artificial eliminar tarefas, ela pode aumentar a eficácia dos trabalhadores, que, com seu auxílio, podem ter mais tempo para focar em atividades consideradas mais importantes.
Entre os executivos entrevistados, 65% afirmam que gostaria que a IA tomasse conta de determinadas tarefas.
“Além de lidar com tarefas simples, como preparar comunicações executivas, a IA também poderia apresentar ideias para novos mercados, produtos ou modelos de negócios. Essas tecnologias também poderiam ajudar no planejamento e na previsão, e apoiar a tomada de decisões baseada em dados”, diz o estudo.