ImóvelTimes

As empresas “não óbvias” que se deram bem no 1º trimestre

20 maio 2021, 18:11 - atualizado em 20 maio 2021, 18:11
Mercados Trader
O Ibovespa não se beneficiou apenas das commodities no primeiro trimestre do ano; outras ações “menos óbvias” ajudaram no crescimento do índice (Imagem: Unsplash/@adamaszczos)

As empresas do setor de commodities foram, de longe, as grandes estrelas da Bolsa no primeiro trimestre do ano. Segundo o Bank of America, os preços elevados e a desvalorização do real levaram a um desempenho “fenomenal” por parte dos representantes da indústria (principalmente exportadores), o que ajudou na valorização do Ibovespa.

No entanto, o principal índice da Bolsa brasileira não se beneficiou apenas das commodities. Elas claramente foram as vencedoras do trimestre, mas existem outras ações menos óbvias que ajudaram no crescimento do Ibovespa.

“Mesmo excluindo materiais/energia, o LPA (lucro por ação) do Ibovespa cresceu robustos 66% no primeiro trimestre de 2021”, destacou o banco americano.

Setores que conseguiram repassar o aumento dos custos aos consumidores e manter impacto limitado na demanda – como o varejo alimentício – tiveram boa performance no Ibovespa (Imagem: Assaí/Linkedin)

De acordo com o Bank of America, alguns setores realmente se beneficiaram da alta dos preços das commodities, principalmente aqueles que conseguiram repassar o aumento dos custos aos consumidores e manter impacto limitado na demanda. É o caso dos varejistas alimentícios, com destaque para Assai (ASAI3) e Carrefour Brasil (CRFB3).

Construtoras como Cyrela (CYRE3), que reportou crescimento de dois dígitos na demanda, e transportadoras feito a Rumo (RAIL3) também tiveram uma boa performance no trimestre.

As frigoríficas Marfrig (MRFG3) e BRF (BRFS3) desempenharam bem no início do ano. Por outro lado, a M. Dias Branco (MDIA3), que tem foco em itens mais básicos, como biscoitos, não conseguiu se livrar de um cenário desafiador para seus negócios.

Ganho de marketshare

Varejistas de moda como Vivara, Grupo Soma e Arezzo conseguiram ganhar participação de mercado no primeiro trimestre, mesmo com o fechamento das lojas físicas (Imagem: LinkedIn/Arezzo&Co)

O Bank of America notou que alguns setores também conseguiram aumentar participação de mercado em meio a um cenário econômico mais fraco e marcado por restrições de deslocamento no país. Varejistas como Vivara (VIVA3), Arezzo (ARZZ3), Track & Field (TFCO4), Petz (PETZ3) e Grupo Soma (SOMA3) apresentaram um indicador SSS (Vendas Mesmas Lojas) positivo ou ao menos estável no primeiro trimestre, mesmo com o fechamento das lojas físicas.

Construtoras do segmento de baixa renda reportaram recorde de vendas em um período considerado fraco para a indústria.

A BR Distribuidora (BRDT3), de distribuição de combustíveis, foi outra que conseguiu aumentar seu marketshare. A empresa também teve melhorias nos volumes e nos custos administrativos.