Comprar ou vender?

As ações que podem se beneficiar da fuga de investidores de Petrobras (PETR4) e Banco do Brasil (BBAS3)

31 out 2022, 17:20 - atualizado em 31 out 2022, 17:20
Petrobras
Analistas já esperavam que o primeiro pregão após o resultado eleitoral fosse negativo para as empresas estatais (Imagem: Bloomberg)

As ações de Petrobras (PETR3;PETR4) e Banco do Brasil (BBAS3) despontaram como as maiores quedas do Ibovespa nesta segunda-feira (31) pós-eleições.

A empresa do setor de óleo e gás viu seu papel preferencial despencar mais de 8%, enquanto o banco perdeu mais de 4%, refletindo a derrota do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições para a presidência da República.

Bolsonaro não se reelegeu para um segundo mandato, tendo atingido 49,10% dos votos válidos no segundo turno, contra 50,90% do concorrente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), eleito para seu terceiro mandato.

Analistas já esperavam que o primeiro pregão após o resultado eleitoral fosse negativo para as empresas estatais, com peso maior sobre as ações da petroleira.

Felipe Izac, sócio da Nexgen Capital, esperava que o receio do que pode acontecer com essas empresas (riscos de intervenção política e seca de dividendos) se manifestasse entre os investidores.

“Ainda está muito obscuro sobre o que a gente deve ver pela frente”, comenta.

Idean Alves, sócio e chefe da mesa de operações da Ação Brasil, destaca o histórico do governo eleito de “usar bastante” as empresas estatais como “ferramentas de subsídios de preços para controle da inflação”.

Segundo Alves, muitos investidores devem preferir assistir de fora o que pode acontecer com as empresas estatais, gerando forte pressão vendedora.

Migração de recursos

Saída de investidores de estatais deve ser direcionada a empresas privadas (Imagem: LinkedIn/3R Petroleum)

O movimento desta segunda já reflete a fuga de capital das estatais que agentes do mercado estava esperando, principalmente para Petrobras e Banco do Brasil.

De acordo com Heitor de Nicola, especialista de renda variável da Acqua Vero Investimentos, escritório credenciado pelo BTG Pactual, a saída de investidores dessas ações deve ser direcionada a empresas do mesmo setor, mas privadas.

“Essa fuga de capital deve ser direcionada tanto para bancos privados, no caso de Banco do Brasil, e, na parte de Petrobras, no ciclo de commodities como um todo, uma eventual fuga de capital da companhia pode beneficiar Vale (VALE3) e as petroleiras juniores – PetroReconcavo (RECV3), 3R Petroleum (RRRP3) e PRIO (PRIO3)”, avalia.

Nicola diz que, como Petrobras e Banco do Brasil são duas empresas relevantes na composição do Ibovespa, a queda dessas ações impacta diretamente o índice.

Porém, o especialista lembra que é natural esperar que, ao longo do tempo, conforme o novo presidente vá formando sua equipe e reduza a pressão, o mercado irá se ajustar “devidamente aos preços com que estamos acostumados”.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!