As ações mais baratas do mercado, segundo duas métricas
O Ibovespa (IBOV) negocia a um preço sobre o lucro (P/L) de 5,45 vezes, o menor patamar desde o primeiro mandato governo do presidente Lula, ainda em 2002, mostra levantamento da plataforma Oceans 14.
Mesmo com a recuperação de 6% neste mês, a Guide Investimentos destaca que o índice segue descontado e pode subir mais.
“Parte da explicação para a alta está na maior convicção na queda da taxa Selic ainda em 2023 (os dados recentes e a comunicação do Banco Central foram neste sentido) e parte está na redução das posições vendidas em nossa visão”, escreve.
Ainda segundo a corretora, as ações ainda têm um longo caminho para “andar” antes de deixar de ser uma boa opção de investimentos.
E quais ações mais baratas?
Em outro levantamento, o TradeMap listou os papéis com o menor preço sobre o lucro e preço sobre valor patrimonial (P/VPA), duas importantes métricas usadas por analistas para indicar o quão barato está um ativo.
Segundo Einar Riveiro, que realizou a pesquisa, o mercado está barato e as ações podem estar ainda mais, considerando que estão abaixo da mediana dos índices apurados.
“No entanto, é importante lembrar que, para determinar se uma ação está barata, é recomendável avaliar outros indicadores fundamentalistas e/ou técnicos”, completa.
Veja na tabela a seguir