As ações ligadas ao setor automotivo que ainda são promissoras (e quais evitar)
A Randon (RAPT4) pode se beneficiar das restrições de produção que os fabricantes originais de equipamentos estão encontrando, afirmou a Ágora Investimentos. O período de entregas de caminhões, realizado antes entre 30 e 40 dias, já ultrapassa os 100 dias.
Com a extensão do prazo, os caminhoneiros estão procurando saídas em outras empresas.
“A GAB Transportes, por exemplo, comprou da Randon 25 reboques para recebimento em meados de fevereiro de 2021”, exemplificaram Victor Misuzaki e Luiza Mussi, analistas da Ágora.
Na avaliação da corretora, essa demanda pode sustentar a recuperação da margem Ebitda da Randon. Tal perspectiva reforçou a recomendação de compra para o papel, bem como o preço-alvo de R$ 14.
Cortes de emprego
Além das dificuldades em normalizar a produção, os fabricantes devem continuar cortando custos fixos (dentre eles a força de trabalho).
“A produção de veículos leves está se recuperando no Brasil, mas pode levar de três a cinco anos para atingir os níveis de 2019”, comentaram Misuzaki e Mussi.
A redução do quadro de funcionários é uma notícia negativa para a Iochpe-Maxion (MYPK3), a Mahle Metal Leve (LEVE3) e a Tupy (TUPY3).
Em relação aos papéis de Iochpe e Tupy, a Ágora sustentou a recomendação de compra, com preços-alvos de, respectivamente, R$ 18 e R$ 34.
Sobre a Metal Leve, a corretora indicou vender a ação, até porque as exportações de veículos do Brasil à Argentina (onde a empresa tem alta exposição) vêm enfrentando restrições em razão da crise econômica e dos efeitos do coronavírus no país vizinho. O preço-alvo sugerido é de R$ 15.