Ações em risco com La Niña, calendário do 4T23 e Elon Musk no setor; os destaques do Agro Times
A terceira semana de 2024 contou com diferentes temas de relevância para o setor, como os números de moagem de cana pela Raízen (RAIZ4) e as visões do BTG e da XP sobre os números divulgados pela empresa de sucroenergia.
Nos últimos dias, o Agro Times também destacou as estratégias de crescimento da Kepler Weber (KEPL3), líder em equipamentos e soluções para o pós-colheita de grãos na América Latina e maior produtora de silos para grãos do Brasil,
Outro assunto que repercutiu envolve a família Scheffer, adquiriu uma fatia na SLC Agricola (SLCE3).
- Dividendos da Petrobras (PETR4) estão sob ameaça? Analista explica por que o novo investimento da petroleira pode impactar a distribuição de proventos aos acionistas, assista ao Giro do Mercado clicando abaixo e saiba mais:</
Veja o que o Agro Times separou de principais temas que você pode ter perdido. Confira a seguir.
Os temas que mais se destacaram na última semana:
A Camil (CAML3), assim como na temporada passada, deu a largada para a temporada de resultados do agro no quarto trimestre de 2023 (4T23), que encerra os balanços referentes a 2023.
Com isso, compilamos as datas de resultados das empresas do setor.
Israel se tornou o primeiro país do mundo a liberar a venda e exportações de carne bovina cultivada. Além disso, o Ministério da Saúde de Israel concedeu nesta semana aprovação regulatória para a Aleph Farms, startup israelense, comercializar seus produtos no país.
O país se une aos Estados Unidos e Singapura, os únicos que já permitem a venda de carne cultivada em seus territórios.
Top 3 do agro
? 3º lugar – Elon Musk e máquinas agrícolas? John Deere e SpaceX firmam parceria para expandir conectividade
A John Deere (Deere Company) anunciou que firmou um acordo com a SpaceX, do bilionário Elon Musk, para fornecer serviços de conectividade via satélite (SATCOM) aos agricultores.
Utilizando a rede Starlink, líder do setor, esta solução permitirá que os agricultores que enfrentam desafios de conectividade rural aproveitem integralmente as tecnologias agrícolas de precisão.
? 2º lugar – De bom para ótimo: BTG destaca ação que pode crescer mais de 55%; confira
Uma empresa do agro é uma das ações que o BTG Pactual mais se orgulha de recomendar compra, segundo o próprio banco.
O papel combina a maioria das características notáveis — senão todas — que os analistas do banco procuram em empresas, apesar dos desafios de 2023. Entre elas estão:
- mercado grande, mas fragmentado e em rápido crescimento;
- modelo de negócios diferenciado;
- equipe de gestão e grupo controlador focados; e
- retornos elevados por um longo período. 2023 teve sua cota de desafios.
? 1º lugar – Depois do El Niño vem… o La Niña: Quais setores devem sofrer em 2024 com novo fenômeno climático?
Como você viu aqui no Agro Times, o NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional), autoridade climática global, projeta que o fenômeno climático La Niña deve começar em junho de 2024, após o El Niño, que está em seu pico e previsto para terminar em março, com período de neutralidade em abril.
Diferentemente da expressão “Depois da tempestade vem a calmaria”, o fim do El Niño marca novas preocupações, agora com o La Niña.
O Agro Times ouviu a Terra Investimentos sobre os setores que devem ser impactados pelo fenômeno climático