Mercados

As ações de bancos que podem se beneficiar com Selic a 12,75%

19 set 2023, 16:22 - atualizado em 19 set 2023, 16:22
ações-bancos-selic-12,75
Resultados mais expressivos devem acontecer a longo prazo.  (Imagem: Pexels)

Os analistas já estão de olho nas ações que podem se beneficiar com o corte da taxa básica de juros nesta quarta-feira (20). Um dos setores que pode se dar bem com a redução da Selic é o bancário.

De acordo com o estrategista-chefe da RB Investimentos, Gustavo Cruz, com a Selic mais baixa, os bancos tem uma maior possibilidade de aumento nas ofertas de financiamentos, que se tornam mais atrativas para a população conforme os juros diminuem gradativamente.

“Tem a possibilidade dos bancos diminuírem os spreads, mas, por outro lado, você pode conquistar uma parcela da sociedade que não está pegando financiamentos por conta das taxas elevadas”, avalia.

Somado a isso, os recentes dados do Banco Central de queda mensal na inadimplência das famílias contribuem para uma aceleração no consumo de produtos, inclusive os de crédito ofertados pelos bancos, diz Cruz. O número de endividamento teve queda de 0,5 ponto percentual no mês e de 1,6 ponto percentual em 12 meses.

O estrategista-chefe da RB Investimentos afirma que os principais bancos que podem ganhar com essa queda são BR Partners (BRBI11) e BTG Pactual (BPAC11). Eles já são fortes no mercado de capitais, mas podem ganhar mais escala com os produtos que oferecem, diz.

“Mais para frente, vejo que teremos menos atratividade para ações dos ‘bancões’ como Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander, por conta dos produtos que eles oferecem serem normalmente conservadores e em percentual de CDI. Com o CDI caindo, obviamente as outras plataformas chamam atenção”.

O analista reforça que resultados mais expressivos devem acontecer a longo prazo, já que a ciclo de queda começou a pouco tempo e a Selic ainda está muito alta.