As ações com alto risco e grande potencial para dezembro, segundo 10 analistas
As ações da Marcopolo (POMO4) e da Vivara (VIVA3) lideraram as recomendações entre as small caps (papéis de menor capitalização, alto risco e grande potencial) para dezembro, segundo levantamento do Money Times, que consultou 10 carteiras.
Na sequência, destacam-se as ações da Orizon (ORVR3) e da Copasa (CSMG3), ambas com três recomendações cada. Ao todo, o levantamento contempla 92 indicações.
As recomendações são feitas em um momento em que analistas chamam a atenção para a situação fiscal do Brasil, que, afirmam, vem se deteriorando rapidamente.
Novembro foi marcado pela divulgação do pacote de corte de gastos do governo, que decepcionou o mercado: o Ibovespa caiu 3,1% no período e o dólar passou a rondar os R$ 6.
“A única maneira de os preços dos ativos se estabilizarem/melhorarem seria se o governo implementasse mais mudanças estruturais no orçamento, o que parece improvável neste momento”, disse o BTG Pactual.
Recuperação do setor e tarifas aéreas mais altas
O BTG mantém uma visão otimista sobre os resultados da Marcopolo, destacando um melhor momento no curto prazo, impulsionado por uma recuperação no setor de ônibus, favorecida por tarifas aéreas mais altas, que levam os clientes a optarem por viagens rodoviárias.
Outros fatores incluem a capacidade de produção recentemente ajustada, um cenário mais favorável para o fornecimento de componentes, melhores resultados das operações internacionais e maiores volumes do Programa Caminho da Escola.
Além disso, o banco acredita que a empresa está cada vez mais bem posicionada para novas oportunidades, como aprimorar seu modelo B2B, acelerar a transformação tecnológica, melhorar a eficiência produtiva e se beneficiar do mercado crescente de ônibus elétricos.
Crescimento e lucratividade
O Santander destacou o potencial de crescimento e lucratividade da Vivara, após um início de ano turbulento marcado por mudanças na gestão.
A troca recente de CEO não deve impactar as operações, já que Ícaro Borrello, o novo CEO, tem se envolvido ativamente em iniciativas de sucesso da empresa, disseram os analistas do banco.
A instituição destaca o crescimento da receita da empresa, que deve superar a maioria de seus concorrentes no segundo semestre de 2024 e primeiro semestre de 2025.
O Santander vê a Vivara como uma empresa bem posicionada para o crescimento, com valuation atrativo e potencial de lucro promissor.
As ações da empresa são negociadas a um índice P/L de 8,9x para 2025 e um índice PEG de 0,5x, sugerindo que estão subvalorizadas em relação ao seu potencial de crescimento, disse.
Empresas | Recomendações |
---|---|
Marcopolo (POMO4) | 4 |
Vivara | 4 |
Orizon (ORVR3) | 3 |
Copasa | 3 |
O levantamento do Money Times foi realizado com base em informações de carteiras recomendadas divulgadas por 10 instituições. Para dezembro, foram indicadas 62 small caps.
O levantamento foi elaborado com as carteiras de Ágora Investimentos, BB Investimentos, BTG Pactual, Genial Investimentos, Nova Futura, Terra Investimentos, Toro Investimentos e XP Investimentos.