BusinessTimes

As 50 maiores redes de franquia brasileiras de 2018, segundo a ABF

23 jan 2019, 16:49 - atualizado em 23 jan 2019, 16:49

Boticário

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou nesta terça-feira (22) a terceira edição do estudo sobre o Perfil das 50 Maiores Redes de Franquias no Brasil.

Vale deverá apresentar “fortes resultados” no quarto trimestre, diz Safra

Feita com marcas associadas, a pesquisa reuniu informações disponibilizadas pelas redes no banco de dados da entidade. Para estar entre as 50 Maiores, o volume mínimo de unidades superou a marca de 300, 8% a mais em comparação com a edição passada. Com isso, o total de unidades das 50 Maiores cresceu 7%.

O número de redes com mais de 1.000 unidades aumentou 21% frente ao levantamento anterior. Os segmentos Alimentação, Saúde, Beleza e Bem-Estar, Serviços e Outros Negócios e Hotelaria e Turismo também aumentaram a participação.

“Mesmo em um ano de tantas incertezas e altos e baixos da economia, o estudo mostra que os investimentos para manter a expansão e inovar continuaram”, afirma André Friedheim, presidente da ABF. “Algumas redes apresentaram um crescimento bastante significativo e alguns segmentos evidenciaram maior resiliência e atividade, como no caso de Alimentação”.

Ranking

Das cinco primeiras colocadas, quatro correspondem ao setor de Alimentação. Am Pm Mini Market (AMPM), McDonald’s, Cacau Show e Subway ficaram em, respectivamente, 2º, 3º, 4º e 5º lugares.

Segundo Friedheim, “o ‘apetite’ das redes de Alimentação por expandir continua, ratificando a consistência individual do segmento”. O presidente da entidade também destaca a recuperação do segmento Hotelaria e Turismo, além do bom desempenho das áreas administrativas, como meios de pagamento, seguros, crédito e outros.

A marca que encabeça a lista é a O Boticário, representando o setor de Saúde, Beleza e Bem Estar. Ainda que o número de unidades tenha diminuído de 2017 para 2018 – de 3.762 para 3.724 – continua sendo, de longe, a franquia com o maior número de estabelecimentos espalhados por todo o Brasil. Para se ter uma ideia, a AMPM terminou 2018 com 2.493 unidades.

Dentre as estreias estão as redes Clube Turismo, em 26º, Hinode, em 29º, Help! Loja de Crédito, em 40º, e Jan-Pro, ocupando o 44º lugar.

Veja a seguir o ranking com o nome das 50 empresas e seus respectivos segmentos:



Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin