As 5 principais notícias do mercado internacional nesta terça-feira
O Partido Democrata tem a chance de deixar para trás o desastre de Iowa com as primárias em New Hampshire.
Já o presidente do Fed, Jerome Powell, inicia dois dias de depoimentos no Congresso sobre a política monetária.
O número de mortos pelo coronavírus chega a 1.000, mas a taxa de novas infecções diminui, pelo menos de acordo com dados oficiais chineses.
As ações concentraram-se no novo número de infecções e devem elevar-se a novos patamares na abertura, enquanto a fusão da Sprint e da T-Mobile deve ser liberada por um juiz de Nova York.
Aqui está o que você precisa saber nos mercados financeiros na terça-feira, 11 de fevereiro.
1. Novas infecções por coronavírus caem; número de mortos atinge 1.000
O número de mortos pelo coronavírus atingiu 1.016, um aumento de 12% em relação à segunda-feira. No entanto, o número de novos casos confirmados caiu 19% na segunda-feira para menos de 2.500.
Além disso, o número de recuperações confirmadas é quatro vezes maior do que a contagem de mortes. Acreditando na confiabilidade dos dados chineses – que foram seriamente questionados pela mídia local nos últimos dias – o surto parece estar perdendo força.
O Ministério dos Transportes da China declarou que espera que 160 milhões de pessoas voltem ao trabalho na próxima semana, enquanto os relatórios sugerem que a necessidade de empregadores e governos locais inspecionem os trabalhadores que retornam de suas províncias originárias, o que criará atrasos no retorno da produção e do consumo aos níveis de antes do pré-surto.
O presidente da Indonésia, Joko Widodo, pediu um grande estímulo fiscal para amortecer o impacto na economia da Indonésia.
O ministro de turismo de Singapura disse que as viagens podem cair em até 30% este ano, enquanto uma pesquisa com corretores de imóveis chineses sugeriu que as vendas de novos apartamentos caíram 90% no ano na primeira semana de fevereiro.
2. Sanders lidera primária de New Hampshire
O Partido Democrata tem a chance de deixar para trás o desastre em Iowa, à medida que os eleitores vão às urnas nas primárias de New Hampshire.
As pesquisas sugerem uma liderança estável para o senador de Vermont Bernie Sanders, devido em parte ao seu alto reconhecimento na região, e um forte segundo lugar para o prefeito de South Bend, Pete Buttigeig. Em outras palavras, uma reprise da dobradinha de Iowa. A senadora de Minnesota Amy Klobuchar está em terceiro lugar.
A votação pode causar golpes potencialmente fatais nas campanhas do ex-vice-presidente Joe Biden e da senadora Elizabeth Warren, que se saíram mal no debate televisionado da semana passada.
3. Ações abrirão em alta e devem alcançar novos recordes
Os mercados de ações dos EUA devem estender ganhos e estabelecer novos recordes na abertura, na esperança de que a desaceleração da taxa de novas infecções sinalize o início do fim do coronavírus.
Os contratos futuros da Dow 30 subiam 90,5 pontos ou 0,31%, enquanto os contratos futuros do S&P 500 tinham alta de 0,29% e os da Nasdaq 100 subiam 0,44%.
As ações que provavelmente estarão em foco hoje incluem a Mastercard, que recebeu aprovação do Banco Central da China para administrar uma operação de compensação de cartões bancários, sendo parte de uma abertura gradual prometida pelo setor financeiro do país.
A temporada de ganhos continua a diminuir, com Exelon, Martin Marietta, grupo de publicidade Omnicom e fabricante de brinquedos Hasbro, entre outros. Na Europa, a Daimler e a Michelin caíam depois de publicar perspectivas sombrias para 2020.
4. Jerome Powell depõe hoje no Congresso americano
O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, começará dois dias de depoimentos perante o Congresso, com o foco provavelmente em sua avaliação do impacto do coronavírus nas perspectivas para a economia dos EUA.
O relatório de emprego de janeiro não mostrou sinais de retração no crescimento, com a criação de mais empregos do que o esperado, e mais pessoas entrando na força de trabalho e ganhos médios subindo ligeiramente em termos anuais.
As colegas do Fed de Powell, Michelle Bowman e Patrick Harker, disseram na segunda-feira que a política do Fed era simples o suficiente para apoiar a economia no momento, e que Powell também deve resistir a qualquer pressão por novos cortes nas taxas ou expansão do balanço.
5. Fusão Sprint/T-Mobile definida para aprovação
Um juiz federal deve decidir sobre a fusão muito atrasada da Sprint e da T-Mobile US, atualmente a terceira e quarta maiores operadoras de rede de telefonia móvel nos EUA.
As ações da Sprint subiram cerca de 69% nas negociações após o horário comercial na segunda-feira, depois que o Wall Street Journal informou que a fusão provavelmente será apurada, devido às objeções dos procuradores-gerais do estado que argumentaram que isso acarretaria em contas de celular mais altas.
As ações da Deutsche Telekom, controladora acionista da T-Mobile, subiam 4,1% na Alemanha no início das negociações na Europa na terça-feira.