Quer saber o que comprar agora na Bolsa? Receba as melhores dicas do Brasil

Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

As 5 principais notícias do mercado internacional desta quinta-feira

Investing.com Brasil - 22/08/2019 - 9:26
Os futuros norte-americanos estavam negativos nesta quinta-feira depois que a China alertou novamente que iria retaliar quaisquer novas tarifas de Washington

Por Investing.com

Confira as cinco principais notícias desta quinta-feira, 22 de agosto, sobre os mercados financeiros:

1. Futuros dos EUA ficam negativos com alertas tarifários da China
Os futuros norte-americanos estavam negativos nesta quinta-feira depois que a China alertou novamente que iria retaliar quaisquer novas tarifas de Washington.

O porta-voz do Ministério do Comércio, Gao Feng, disse que a imposição de novas tarifas forçaria Pequim a “adotar medidas de retaliação”, apesar da recente decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de adiar algumas tarifas até 15 de dezembro.

Quando perguntado se o principal negociador comercial da China, o vice-primeiro-ministro Liu He, viajaria a Washington para mais conversas face-a-face, Gao disse simplesmente que as equipes comerciais de ambos os lados têm mantido contato.

2. Jackson Hole começa em meio ao Fed dividido

O Simpósio Anual de Política Econômica de Jackson Hole começa na quinta-feira, sob o título “Desafios para a Política Monetária”.

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, que fala na sexta-feira, será a principal atração da reunião de três dias, depois das repetidas críticas do presidente Trump sobre o nível das taxas de juros nos EUA. O mercado dá como certo outro corte de 25 pontos base na reunião de setembro, mas a maior incerteza permanece sobre a trajetória da taxa a partir do encontro seguinte.

A ata da última reunião do Fed em julho mostrou que os políticos estavam divididos em três sobre a decisão de cortar as taxas em 25 pontos básicos, com dois votos contra a decisão e “um par” que preferiria um corte maior de 50 pontos base.

3. Ata do BCE em destaque

O Banco Central Europeu deve divulgar as atas de sua reunião passada às 8h30 da manhã.

Naquele encontro, a decisão de política monetária permaneceu inalterada, mas uma perspectiva econômica enfraquecida levou o BCE a ajustar sua orientação futura para indicar que as taxas poderiam baixar e que o banco poderia reativar seu programa de flexibilização quantitativa nos próximos meses.

Os dados do índice preliminar de gerentes de compra da IHS Markit para a zona do euro mostraram que o crescimento na região continua em pausa. A leitura, embora melhor que a esperada, ainda foi uma das mais fracas vistas na pesquisa nos últimos seis anos, com as exportações diminuindo pelo 11º mês consecutivo.

4. Pedidos de seguro-emprego nos EUA, dados da indústria e de serviços devem ser divulgados
O Departamento do Trabalho publicará sua contagem semanal do número de indivíduos que pediram seguro-desemprego para a semana encerrada em 18 de agosto às 9h30. Espera-se que os dados confirmem mais uma vez a solidez do mercado de trabalho dos EUA.

O IHS Markit divulgará as leituras do índice de gerentes de compras preliminares de maio. Espera-se que o PMI da indústria tenha tido um pico de 50,5, permanecendo apenas a uma pequena distância da marca de 50 pontos que divide a expansão da contração.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

5. Ações da Nordstrom sobem 11% após ganhos
As ações da Nordstrom (NYSE:JWN) subiram mais de 11% no comércio de pré-mercado, depois que a rede de lojas de departamento produziu um lucro trimestral melhor do que o esperado, apesar da queda nas vendas.

A BJs Wholesale (NYSE:BJ), a Dick’s Sporting Goods (NYSE:DKS) e a Hormel Foods (NYSE:HRL) estão entre as empresas programadas para divulgar lucros antes da abertura do pregão, enquanto os números da Salesforce.com (NYSE:CRM), Gap (NYSE:GPS), Ross Stores (NASDAQ:NASDAQ:ROST) e VMware (NYSE:VMW) serão lançados após o fechamento do mercado.

Última atualização por Valter Outeiro da Silveira - 22/08/2019 - 9:32